Frota vai ser totalmente adaptada para pessoas com deficiência
Até dezembro o sistema terá um total de 98 ônibus novos
Até o final do ano a frota do transporte público de Londrina vai estar 100% adaptada para atender a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os 77 ônibus que ainda não contam com elevadores especiais para cadeirantes, cerca de 22% da frota atual, serão substituídos por novos veículos.
Destes 77 ônibus novos, 44 são veículos pesados, com 13,2 metros ; 10 são micro ônibus do tipo Piu Piu; 13 são micro ônibus do modelo Psiu e 10 são veículos leves, de 11 metros de comprimento. Com a troca a frota ganha mais ônibus maiores e capazes de transportar um número de passageiros 25% maior – hoje, dos 77 apenas 37 são grandes , os considerados pesados.
Para o prefeito Alexadre Kireeff, é fundamental que as empresas continuem investindo e modernizando a frota pois isso significa melhoria na qualidade do transporte.
Além de mais conforto para todos os usuários, a substituição destes ônibus reduz a média de idade da frota do sistema. A frota vai aumentar ainda este ano em 21 ônibus novos, e com a chegada destes 77 a idade média vai cair para 3,3 anos – a idade média máxima prevista em contrato é de 6,5 anos.
Foto: Arquivo