Destaques

Pronatec abre novas vagas para Londrina

Pronatec

Interessados em se inscrever nos cursos gratuitos devem procurar uma sede do CRAS ou CREAS até o dia 21 de fevereiro

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com inscrições abertas para os cursos técnicos e de qualificação profissional. As inscrições estão abertas até o dia 21 de fevereiro e os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) mais próximo de sua residência para se inscrever.

Os cursos são destinados a pessoas que residem em Londrina, e contam com a renda de, no máximo, três salários mínimos familiar ou meio salário mínimo, considerando a renda per capta.

Pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) há vagas para camareira em meios de hospedagem; pizzaiolo; manicure e pedicure. Os dois primeiros cursos são para aqueles que têm, no mínimo, 18 anos e estudaram, pelo menos, até a 6ª série. As aulas para camareira começam no dia 17 deste mês, no período da manhã. Já as de pizzaiolo iniciam em 10 de março, à tarde. Para manicure e pedicure há 20 vagas e as disciplinas serão ministradas à tarde, a partir de 10 de março.

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) oferece vagas para arrumador e conferente de cargas e mecânico de veículos leves. Para aqueles que desejam estudar o primeiro ofício precisam ter, no mínimo, 15 anos e ter estudado, no mínimo, até a 5ª série. O curso começa no dia 17 de fevereiro. As aulas para mecânico serão à noite e terão início em 10 de março. Para participar é preciso ter estudado, no mínimo, até a 6ª série e ter 15 anos ou mais.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem vagas para instalador de acessório automotivos; padeiro; modelista; auxiliar administrativo; mecânico de máquinas industriais; e eletricista de automóveis. Todos os cursos do Senai terão início em 24 de março e possuem como requisito ter mais de 16 anos e ter cursado a 6ª série. Tanto o curso de padeiro quanto o de instalador de acessórios automotivos serão ministrados no período da manhã. As aulas para modelista serão à tarde, e as aulas para os demais serão à noite.

A interlocutora municipal do Pronatec, Valéria Oliveira, lembrou que as inscrições são gratuitas, assim como os cursos. “Vale ressaltar a gratuidade total do curso, e que os alunos recebem material didático, uniforme, quando necessário, e auxílio estudantil. Cada pessoa pode fazer até três cursos durante o ano, mas não ao mesmo tempo. É preciso terminar um curso para começar um novo. Estes cursos propiciam uma mudança de vida, porque têm certificados reconhecidos nacionalmente e vão formar profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.”

O Pronatec é um investimento do governo federal em parceria com o município, através da Secretaria de Assistência Social, e o Sistema “S” na formação de pessoas que, por alguma razão, não puderam dar continuidade aos estudos, e adolescentes e jovens que gostariam de participar dos cursos, mas não dispõem de recursos financeiros para custeá-los.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos