Educação informa horário de atendimento dos CMEIs
CMEIs continuam atendendo normalmente as crianças que precisam entrar ou sair em horário diferenciado; instituições funcionam 12 horas por dia
A fim de esclarecer as possíveis dúvidas com relação aos horários de atendimento dos Centros Municipais de Educação Infantil, a Secretaria Municipal de Educação esclarece que o funcionamento diário das escolas é de 12 horas, ou seja, os CMEIs abrem às 7h e funcionam até as 19h.
As possíveis dúvidas surgiram depois que a Secretaria de Educação comunicou aos pais que o horário de atendimento das crianças seria das 8h às 17h30, porém aqueles que necessitassem de atendimento em horário diferenciado também seriam atendidos pelo município.
“Nenhuma criança deixou de ser atendida nos CMEIs, porque os professores têm jornada de 6 horas por dia e nos CMEIs trabalhamos com dois turnos, ou seja, eles estão abertos 12 horas por dia. As crianças que precisam entrar antes das 8h ou sair depois das 17h30 estão sendo atendidas, mas para que isso aconteça é preciso que o pai comunique a direção do CMEI sobre seu horário de trabalho e a necessidade de mudança”, esclareceu a secretária municipal de Educação Janet Thomas.
Para que o aluno seja atendido em horário diferenciado, basta o responsável pela criança escrever uma declaração de próprio punho, alegando a necessidade de mudança de horário e encaminhá-la à direção do CMEI. Todos os pedidos dos pais que se encontram nesta situação estão sendo atendidos pelos 28 CMEIs de Londrina.
A reorganização dos horários de trabalho nos Centros Municipais de Educação Infantil aconteceu após a realização de uma pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Educação, na qual 95% dos pais e responsáveis afirmaram que o melhor horário de atendimento seria das 8h às 17h30.
Para receber as crianças que necessitam do horário diferenciado, desde o início deste ano letivo, a Secretaria de Educação vem realizando um rodízio de horários entre os professores. A escala respeita as orientações educativas, nas quais para cada 10 crianças é disponibilizado um professor, e caso ultrapasse o número de 20 alunos por dupla de professor, outro pedagogo deve sair da hora atividade para ajudar a cobrir o atendimento aos alunos.
Foto: Luiz Jacobs