Cidade

Prefeitura proporciona formação para professores auxiliares

Capacitação será realizada durante todo ano e propicia troca de experiências com professores de diversas unidades

educacaocapacitacaoLJPA Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Educação, está realizando pela primeira vez na cidade encontros de formação continuada para professores auxiliares de supervisão da educação infantil. São encontros mensais, em dois turnos, no intuito de capacitá-los para que contribuam pedagogicamente com o ensino. O primeiro encontro aconteceu dia 6 de fevereiro e contou com a presença de 46 professores de 38 unidades, sendo 27 dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 11 de filantrópicas. O próximo encontro acontece amanhã (20), no período da manhã, das 8h às 12h, e da tarde, das 13h30 às 17h30, no auditório da Fundação de Esportes (FEL), rua Gomes Carneiro, 315.

De acordo com a gerente de educação infantil, Ludmila Dimitrovicht de Medeiros, o objetivo dos encontros é favorecer a troca de experiências para adequar a realidade de cada instituição. Ela citou dois exemplos: “Ter contato com o trabalho de outras unidades escolares, buscando desenvolver um ensino de qualidade, que atenda a todos os alunos indistintamente; oportunizar momentos de estudo e aperfeiçoamento da prática pedagógica, de modo a dar suporte aos professores para que consigam planejar ações educativas com diferentes realidades, bem como a socialização com o grupo de técnicas, dinâmicas, leituras e estudos que estimulem a criatividade e o trabalho dos professores, são objetivos destes encontros”, disse.

Ludmila informou que o trabalho está sendo norteado pelos pilares planejamento, portfólio e projeto, por se tratar de ações que precisam ter força na educação infantil. Ela explicou que durantes os encontros os professores fazem estudo de textos e refletem sobre as ações que serão tomadas nos centros. Além disso, são disponibilizados materiais para serem usados no trabalho, para que os professores dividam, com os professores regentes, o conteúdo aprendido e contribuam pedagogicamente com a educação dos alunos.

A gerente esclareceu que os auxiliares de supervisão dos Centros de Educação Infantil, Municipais e Filantrópicos, têm a função de assessorar, acompanhar, orientar, avaliar e controlar os processos de ensino e aprendizagem, promovendo o fortalecimento da autonomia da instituição.

 

Foto ilustrativa: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos