Destaques

Escola Municipal Arthur Thomas realiza formatura de turmas do Proerd

Solenidade será nesta quinta-feira (10); na escola, o programa contemplou 116 alunos de cinco turmas do 5º ano

A Escola Municipal Arthur Thomas (Rua Goiás, 544, Centro) realiza, nesta quinta-feira (10), às 19h30, a formatura de cinco turmas do 5º ano que foram atendidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no primeiro semestre deste ano. A ação é uma parceria da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC), com a Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Educação (SME).

No total, 116 alunos da unidade participaram da iniciativa, que foi dividida em 10 aulas semanais de uma hora de duração. As atividades abordaram tópicos como violência e perigos do uso de drogas e de práticas ofensivas como o bullying, bem como a importância da comunicação verbal e não verbal. Também trataram de outros temas incluindo como fazer escolhas seguras e responsáveis na condução da vida e a postura adequada diante dos fatos e de assuntos relevantes.

As aulas foram ministradas por dois instrutores da Polícia Militar, os cabos Mendes e Sílvia, que estarão presentes à cerimônia. Também participarão a diretora da Escola Municipal Arthur Thomas, Elisabet Mastelari, e o sargento Renato de Oliveira Araman, da 4ª Cia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.

Conforme a responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME, Carla Cordeiro, o Proerd cumpre um papel muito importante na formação dos alunos. “Através das atividades do Proerd, as crianças são estimuladas a refletir sobre temas importantes como a cidadania, o autocuidado e o respeito aos outros. Isso é feito por instrutores qualificados que abordam esses assuntos de forma didática e responsável, por isso, consideramos essa parceria muito positiva e importante do ponto de vista social”, salientou.

Além da Escola Municipal Arthur Thomas, também participou desta edição do programa a Escola Municipal Pedro Vergara Correa, localizada no Conjunto Mister Thomas. Nesta unidade, o trabalho contemplou 42 estudantes de duas turmas do 5º ano, que tiveram a sua formatura ontem (8) à noite.

Como conclusão do programa, todos os 158 alunos participantes, das duas escolas, escreveram uma redação final sobre o que aprenderam através da iniciativa. Os sete estudantes autores dos melhores textos – um de cada turma – serão premiados com jogos pedagógicos e outros materiais educativos. Na cerimônia de ontem, foram contemplados os estudantes Bianca Nunes e Davi Yamada. 

Histórico do Proerd – O Proerd é baseado em um programa norte-americano que foi iniciado em 1983, através de uma parceria entre o departamento de polícia de Los Angeles (EUA) e o distrito escolar daquela cidade. Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resoluções de problemas e estilos de vida positivos.

O programa segue o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de acordo com os objetivos dos parâmetros curriculares, definidos pelo Ministério da Educação (MEC). É aplicado por policiais militares que são rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área de educação, e conta com a participação dos professores e dos pais.

A meta do programa é prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes e reforçar sua autoestima, além de contribuir para que desenvolvam noções de cidadania.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos