Primeira pré-conferência de Transparência e Controle Social será neste sábado (19)
Encontro é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Municipal da área e visa ampliar a participação da sociedade civil

O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social (CMTCS) de Londrina realiza, neste sábado (19), das 8h às 12h, a primeira pré-conferência de Transparência e Controle Social, etapa preparatória para a 5ª Conferência da área. A ação será no auditório da Prefeitura, na Avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar.
Na ocasião, haverá uma palestra com o tema “Novas perspectivas no papel da Controladoria na Promoção da Integridade e Transparência na Administração Pública”, ministrada pela controladora-geral do Município, Beatriz Oliveira Teixeira.
Para participar, solicita-se o preenchimento de um formulário on-line de inscrição (clique aqui). Também é possível se inscrever pessoalmente, no dia e local da pré-conferência.
E na próxima semana, no dia 26 de agosto, das 8h às 12h, no auditório da Prefeitura, será realizada a segunda pré-conferência, com a palestra “A Ouvidora-geral, o acesso à informação e transparência pública”, ministrada pelo ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches. As inscrições também podem feitas antecipadamente, aqui.
As pré-Conferências, de caráter preparatório, têm por objetivo ampliar a participação da sociedade civil e o debate entre seus diversos segmentos, bem como apresentar e debater as propostas que serão encaminhadas para a 5ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social.
De acordo com a secretária do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, Vera Suguihiro, o tema das pré-conferências e da conferência visa estimular a participação da população no trato das questões que envolvem a transparência e o controle social. “A intenção é fazer destes momentos um espaço de reflexão crítica, a partir da valorização e importância da sociedade em influir na tomada de decisão sobre a coisa pública. Hoje, estamos vivendo um distanciamento da população em participar de movimentos que tratam de problemas que afetam o seu cotidiano. Por isso, pautar e discutir sobre a participação social significa promover um desafio coletivo para a construção de propostas que atendam às necessidades e as expectativas da sociedade. É nos espaços públicos que este debate deve ganhar visibilidade e efetividade”, apontou.

Conferência – A 5ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social terá como tema “Democracia Participativa, Transparência e Controle Social: Desafios e Perspectiva”. Ela será realizada no dia 2 de setembro, a partir das 8h, no auditório da Prefeitura. Além de discutir e aprovar propostas para área, haverá eleição dos novos conselheiros, para o mandato 2023-2027.
O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina foi instituído pela Lei Municipal nº 11.777, de 19 de dezembro de 2012. Dentre as suas atribuições estão: elaborar e deliberar sobre políticas públicas de promoção da transparência e controle social na administração e gestão pública, com vistas à melhoria da eficiência administrativa; e zelar pela garantia ao acesso dos cidadãos aos dados e informações de interesse público, informando ao Poder Público quando tal acesso for desrespeitado.