Cidadão

Usina Cultural recebe oficina “Imagens e Histórias – Olho No Olho” no fim de semana

Nos dias 19 e 20 de agosto, o Grupo Boca de Baco conduz a oficina de teatro para alunos acima de 18 anos, com ou sem experiência prévia

A Usina Cultural vai sediar, no sábado (19) e domingo (20), a oficina “Imagens e histórias – Olho no Olho”. Realizada pelo Grupo de Teatro Boca de Baco, as aulas vão ocorrer das 9h às 13h. O curso é indicado para alunos acima de 18 anos, sem necessidade de ter experiência prévia em teatro.  Ainda há vagas, limitadas a 20 pessoas, com taxa de 50,00 por participante. O endereço da Usina Cultural é Avenida Duque de Caxias, 4.159; e o espaço tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail contatousinacultural@gmail.com, informando o nome completo, com o comprovante de pagamento da taxa. O pagamento deve ser feito pela chave PIX (CNPJ) 05.995.515/0001-92, Usina Cultural.

O Boca de Baco foi formado em 1990 por bancários e estudantes, isto é, pessoas que não tinham contato com o fazer teatral. Em mais de 30 anos de trabalho, a equipe reuniu diversas contribuições e noções sobre teatro. Antes de seu último espetáculo, em 2022, intitulado “Olhos nos Olhos”, o grupo já tinha planos de dar início a essa oficina, mas foram adiados por conta da pandemia.

A atriz, produtora teatral e de cinema, Jackeline Seglin, vai ministrar o curso, juntamente com o ator Nivaldo Lino. Seglin faz parte do grupo há 33 anos e contou que as técnicas tratadas nesses dias de oficina partem da experiência com o Núcleo de Investigação Teatral (NITe), fundado pelo diretor Luiz Valcazaras. “Teremos atividades e jogos de concentração, criatividade, improvisação, oralidade, conteúdo de histórias, criação de imagens e cenas. Vamos trabalhar a percepção, a compreensão, o desenvolvimento da oralidade, o potencial imagético e elaborar histórias curtas a partir de situações propostas para o grupo” explicou.

O integrante do Boca de Baco, Reinaldo Zanardi, participou do espetáculo “Olho nos Olhos” em 2022. Para ele, a oficina será importante para o meio teatral, refletindo experiências acumuladas pelo grupo das últimas três décadas. “Os participantes podem esperar interação e vivência de palco, enquanto processo, preparação de corpo e voz. São exercícios que ajudam a conhecer o próprio corpo, os próprios limites e receber dicas de como superá-los, independentemente de atuação profissional nessa área”, enfatizou.

Para compartilhar as vivências, os integrantes do Boca de Baco ministrarão exercícios desenvolvidos nas investigações cênicas realizadas pelo grupo, a partir da proposta do diretor Luiz Valcazaras, que dirigiu vários espetáculos do grupo Boca de Baco. Dentre eles, “Olhos nos Olhos”, de 2022, cuja dramaturgia é do escritor Renato Forin Jr.

Texto: Giulia Carradore, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura Municipal de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos