Prefeitura e Sicredi capacitam professores
Projeto estimula professores a trabalhar de forma interdisciplinar para fortalecer os valores de cooperação e cidadania entre as crianças
Durante o dia de hoje (21), cerca de 60 professores de três escolas municipais de Londrina participam de uma oficina do Programa “A União Faz a Vida”, que é uma parceira da Prefeitura de Londrina com o Sicredi. O curso está sendo ministrado das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na Fundação de Esportes (FEL), que fica na Rua Gomes Carneiro, 315.
O programa capacitará os professores das Escolas Municipais Carlos Zewe Coimbra, Elias Kauam e Santos Dumont, para que desenvolvam projetos interdisciplinares de educação cooperativa através de meios pedagógicos. Mais de 700 alunos, entre Educação Infantil e Educação para Jovens e Adultos (EJA), participarão das atividades estimuladas por estes professores.
Os educadores podem, numa abordagem interdisciplinar, descobrir os interesses dos alunos e trabalhar diversos conteúdos previstos na proposta pedagógica, além de fazer a relação família-escola, inserindo a comunidade de aprendizagem e fortalecendo os valores de cooperação e cidadania entre as crianças.
A coordenadora de Projetos Pedagógicos, Danielle N. M. do Prado, explicou que os educadores definem um tema que será trabalhado durante todo ano, depois fazem uma pergunta exploratória e levam os estudantes a campo. Os temas são variados e podem ser sobre meio-ambiente, lixo, água, respeito às pessoas entre outros. Durante o decorrer do ano, todos os professores abordam o conteúdo em suas disciplinas.
“Participar desse programa tem feito a diferença nas escolas, porque existe a unidade dos professores que trabalham em parceira e as crianças têm a oportunidade de trabalhar com a educação cooperativa e trazer suas impressões para dentro da sala de aula”, disse Danielle.
O Programa “A União Faz a Vida” foi lançado em Londrina em 2011. Atualmente, quatro escolas fazem parte da iniciativa e mais de mil alunos participam das atividades desenvolvidas por professores capacitados. Além das escolas mencionadas, participa também a Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, que já teve seus professores capacitados este ano.