Série Palcos Musicais começa na próxima quarta-feira
Abertura traz consagrado pianista londrinense, que vai interpretar conhecidos repertórios da musica clássica; ingressos começam a ser vendidos a partir de hoje (21)
A temporada da Série Palcos Musicais 2014, que comemora os 80 anos de Londrina, será aberta na próxima quarta-feira (26), no teatro Crystal Palace, às 20h30, com a apresentação do pianista londrinense e diretor artístico do Festival de Música de Londrina, Marco Antonio de Almeida, laureado com diversos prêmios nacionais e internacionais. Este será o primeiro de 14 concertos da série, programados para os meses de março a dezembro, com um público estimado em 4.500 pessoas. Na abertura o pianista vai interpretar repertórios da música clássica internacional e três obras brasileiras, incluindo a composição Choro nº 5, sub-titulado “Alma Brasileira” de Heitor Villa-Lobos, maestro e compositor brasileiro conhecido mundialmente. Os ingressos podem ser adquiridos a partir de hoje (21), no Café Royal Londrino, no térreo do Hotel Crystal, Rua Quintino Bocaiúva nº 15, centro, das 9h às 21h, e aos domingos das 9h às 12h30, por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
O pianista Marco Antônio de Almeida disse que se sente muito honrado em abrir a série e explicou como será a programação de abertura da apresentação, iniciada com a obra Chaconne em ré menor, de Bach e Busoni. “Chaconne é um tema com variações escritas para violino solo. Um grande pianista que viveu em Berlim entre o final de 1800 e o começo de 1900. Ferruccio Busoni fez uma transcrição dessa Chaconne para o piano. É uma obra longa, com 15 minutos, onde ele lança todas as dificuldades pianísticas possíveis. Uma peça com grande vigor, muita força de emoção e som”, informou.
Em seguida o músico vai interpretar Patética, uma sonata de Beethoven composta no período em que ele já sentia os primeiros sinais da surdez. A segunda parte será aberta com uma apresentação mais performática com One Man Band, escrita por Moritz Eggert em 1994. Em seguida o pianista apresenta um conjunto de obras de Scriabin, compositor russo que teve Distonia Focal, um distúrbio neurológico que causa movimentos involuntários. Encerrando a apresentação, Marco Antonio de Almeida apresenta três obras brasileiras, de Vianna, Villa-Lobos e Camargo Guarnieri.
A diretora artística da série, Irina Ratcheva, ressaltou que a Série Palcos Musicais 2014 tem como objetivo o fortalecimento da difusão da cultura musical na cidade de Londrina e a democratização do acesso da população aos seus concertos, além de abrir oportunidades para os músicos londrinenses. “O projeto dará prosseguimento à tarefa de facilitar o acesso de estudantes e jovens aos concertos e ativar novos circuitos estratégicos e intercâmbios para a cidade”, disse. A série Palcos Musicais é uma promoção da Artis Colégium, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura.
Sobre o pianista Marco Antônio de Almeida
O pianista londrinense ganhou importantes prêmios como o Concurso Nacional do Paraná; Jovens Solistas do Rio de Janeiro; Concurso de Piano de Covilhã (Portugal); Concurso de Piano Viotti (Itália) e Concurso de Piano Gina Bachauer (USA). Como intérprete de Mozart tem se apresentado nos mais importantes festivais alemães e dedica especial atenção à divulgação da música brasileira no exterior.
É diretor artístico do Festival de Música de Londrina e da Fundação Mejier-Werner de Caracas, Venezuela. Artista convidado do Festival do Verão de Taormina, Sicília, e membro do júri do Concurso Internacional de Piano A. Rubinstein. É professor catedrático da Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo e em 1996 assumiu a cátedra de Metodologia do Ensino do Piano na Universidade Martin-Luther Halle – Wittenbertg, Alemanha.
Foto divulgação