Destaques

Profissionais da Saúde participam de Especialização do MS e Hospital Sírio Libanês

Capacitação em Gestão da Clínica; Regulação em Saúde e Educação na Saúde para Preceptores do SUS começam em abril

Capacitação em Gestão da Clínica; Regulação em Saúde e Educação na Saúde para Preceptores do SUS começam em abril  

Mais de 100 profissionais da saúde vão participar de três especializações organizadas pelo Ministério da Saúde (MS) em parceira com Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL). A aula inaugural será realizada na quarta-feira (2), a partir das 8h30, no auditório da Unopar – Campus Piza, que fica na avenida Paris, 675.

As capacitações em nível de especialização fazem parte de um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que acontece em todo o Brasil. Nesta edição, 40 regiões do país estão envolvidas.

Serão disponibilizados os cursos de Gestão da Clínica; Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS, aos funcionários públicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de Londrina. Eles foram escolhidos de acordo com as demandas identificadas pelos gestores. As aulas iniciam em abril e seguem até dezembro deste ano, com atividades semipresenciais e carga horária total de 360 horas. Essa é a primeira vez que Londrina recebe a iniciativa.

“É importante que os profissionais da saúde, que trabalham na iniciativa pública e atendem pelo SUS, participem das especializações, porque é a qualificação da mão de obra de funcionários que exercem diariamente as atividades de que tratam os três cursos”, explicou a facilitadora e coordenadora interina de Estratégias e Pesquisa  da Secretaria Municipal de Saúde, Sueli Inocente.

Desde novembro de 2013, foram treinados 10 facilitadores para ajudarem no desenvolvimento dos cursos em Londrina. Destes, seis foram escolhidos para participarem desta etapa, quando cada turma poderá contar com dois deles.  

As especializações

A especialização em Gestão Clínica visa promover maior compreensão sobre as diferentes modelagens de Atenção à Saúde e utilização de ferramentas e dispositivos da gestão da clínica, para melhorar a qualidade de Atenção à Saúde e a articulação entre a gestão e os cuidados, ou seja, o foco deste curso são os profissionais que atendem nas Unidades Básicas de Saúde.

Já a capacitação sobre “Regulação em Saúde” tem por objetivo a construção de projetos aplicativos, viáveis e relevantes para a qualificação da regulação nas regiões de saúde dos preceptores, que são os profissionais da saúde que podem dar palestras, cursos e capacitações.

A terceira especialização, que é sobre Educação na Saúde para Preceptores do SUS, visa orientar as atividades educacionais com graduandos, técnicos e profissionais em pós-graduação para o desenvolvimento de um perfil ancorado nos princípios do SUS, de integridade do cuidado e equidade da atenção.

São apoiadores das especializações o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Instituições de Ensino Superior do país.  

 

Foto ilustrativa N.Com

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos