Projeto “Toda Quinta tem História” realiza novo encontro na Biblioteca Infantil
Alunos do Centro de Educação e Recreação Infantil Ciepe escutarão a narração do conto “O Veado e a Formiga”, de Ricardo Azevedo

Nesta quinta-feira (31), às 9h30, a Biblioteca Pública Infantil de Londrina (Praça 1º de Maio, 110, Centro) recebe o projeto Toda Quinta tem História. Desta vez, a professora Renata Suzue narra para os alunos do Centro de Educação e Recreação Infantil Ciepe o conto O Veado e a Formiga, do livro Contos de Bichos do Mato, criado pelo autor, ilustrador e pesquisador paulista Ricardo Azevedo.
Suzue, que é professora da rede municipal de ensino de Londrina, atualmente desenvolve as atividades de contação de histórias junto à Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Ela explicou que a escolha do livro Contos de Bichos do Mato se deve à riqueza e organização da coletânea e pesquisa de contos populares do Brasil realizada por Ricardo Azevedo. Além disso, a obra aborda, com bom humor, temas como a amizade e julgamentos precipitados, e como as aparências enganam.
“O livro escolhido reúne diversos contos populares com personagens do imaginário infantil em que os bichos, tão amados pelas crianças, ganham vozes, protagonismo e muita sabedoria. O público infantil interage com as histórias, e as crianças fazem conexões com suas vivências pessoais e mostram afeto pelos bichos, tornando a narrativa muito mais divertida e sensível”, explicou a professora.
Ainda segundo Suzue, a recepção ao livro nas sessões de contações de histórias tem sido excelente. “As crianças amam a cantoria do personagem assustador do conto e o protagonismo dos bichos do mato. E também adoram o fato de que a formiga, tão pequena, acabou sendo quem mais ajudou o veado”, comentou.
Toda Quinta tem História – O projeto “Toda Quinta tem História” existe desde 2017 e foi idealizado pela Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com base em uma iniciativa da Biblioteca Infantil. Tem como objetivo expandir o repertório do público de todas as idades, desde bebês até jovens e adultos.
A cada mês, uma história é selecionada e contada, sempre às quintas-feiras, com as ações alternando-se entre as bibliotecas municipais. Por meio das narrativas cuidadosamente escolhidas, favorecendo as heranças culturais brasileiras, o objetivo é incentivar o público a frequentar mais as bibliotecas, motivado pela magia do mundo da leitura. É um momento de ouvir histórias, participar delas e criar linhas de afetos por meio da literatura. A iniciativa recebe o apoio de voluntários, convidados e funcionários que conduzem sessões de narração de histórias para crianças em todas as bibliotecas públicas municipais de Londrina.
Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina