Capacitação profissional para mulheres ensina técnicas de trabalho em portaria
Curso é gratuito e abordará temas voltados ao exercício dessa função, abrindo oportunidades para mais mulheres ocuparem este segmento de trabalho

Com inscrições abertas e 30 vagas disponíveis, a 2ª edição do curso gratuito Técnicas de Portaria irá qualificar uma nova turma de mulheres interessadas em aprender este ofício ou aprimorar seus conhecimentos. A iniciativa é realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (Facop) e Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco). Nesta edição da capacitação, a aula gratuita será realizada no dia 5 de setembro, das 8h30 às 16h50, na sede da Facop Londrina, que fica na rua Via Láctea, 62, Jardim do Sol.
Mulheres de 18 anos ou mais, residentes em Londrina ou nos distritos, podem fazer o curso, sem necessidade de experiência na área de portaria. As interessadas podem entrar em contato com o Centro de Oficinas para Mulheres (COM) e efetuar inscrição pelo número (43) 99945-0056. No dia da aula, não será preciso levar nenhum material.
Este curso, parte do Programa de Capacitação da SMPM, é voltado para quem deseja trabalhar na área, abrindo oportunidade para serviços ligados à portaria, vigia e controladoria de acesso, em locais como condomínios residenciais, prédios comerciais ou empresas, por exemplo.
O responsável por ministrar a aula é o professor Gilberto Carvalho Nascimento, formado em Pedagogia e que, dentre diferentes cursos, está estudando Tecnologia em Gestão de Segurança Privada. O profissional foi viabilizado pela Facop e abordará diferentes temas no curso, como relações interpessoais; postura e etiqueta profissional; atribuições e sigilo profissional; atendimento ao público; mediações de conflitos e aspectos comportamentais.
Segundo a gerente do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), Carina Souza, a finalidade da iniciativa é incentivar a inclusão de mulheres no mercado de trabalho, qualificando-as profissionalmente. “Esta área é ocupada por homens, em sua grande maioria, e existe uma demanda de trabalho especializado nessa área de trabalho. Por isso, o curso ensinará técnicas que poderão abrir caminhos para mulheres interessadas em ocupar uma vaga para serviços dessa natureza”, afirmou.
Souza informou que a realização da segunda turma veio por conta do resultado positivo da primeira edição, que teve boa procura de público. “Na primeira turma, preenchemos todas as 30 vagas e agora está sendo possível dar continuidade a este curso, em parceria com a Facop e o Siemaco”, contou.
Para Julise de Carvalho Freire, pedagoga que atua na Facop Londrina, um curso de formação profissional pode servir como uma possibilidade de emancipação para as mulheres participantes. “Em um mundo competitivo, onde as mulheres ainda lutam por seu espaço no mercado de trabalho, esse tipo de capacitação pode ajudar pessoas a ingressarem em uma atividade que lhe proporcionem autonomia financeira. A inserção da mulher no ramo das atividades trabalhistas resulta em remuneração para sua independência financeira, como também influencia em sua realização pessoal frente aos desafios de seu cotidiano”, apontou.
Com unidade em Londrina desde fevereiro de 2023, a Facop, Fundação com base em Curitiba (PR), realiza uma série de capacitações para diferentes segmentos profissionais. São ações voltadas a serviços de limpeza, portaria, primeiros socorros, biossegurança, relacionamento interpessoal, recepção, entre outros.