Destaques

Campeonato Brasileiro de Capoeira reuniu atletas de seis estados em Londrina

A competição, organizada em parceria entre a Confederação de Capoeira Desporto do Brasil e a Federação Paranaense, teve apoio da Prefeitura

Entre os dias 7 e 9 de setembro, Londrina sediou o I Campeonato Brasileiro de Capoeira promovido pela Confederação de Capoeira Desporto do Brasil (CCDB) com anuência da Federação Internacional de Capoeira (FIC). Participaram 23 atletas, oriundos do Paraná, São Paulo, Bahia, Pará, Santa Catarina e Pernambuco.

Foto: Divulgação/CCDB

A competição se deu nas categorias Adulto (18 a 29 anos), Sênior (30 a 40 anos), e Master (acima de 40 anos), com divisão entre masculino e feminino. As lutas foram sediadas no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Vicente Rijo, e o evento contou com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL).

Para o presidente da Confederação de Capoeira Desporto do Brasil, Valdenor Silva dos Santos, o evento transcorreu num clima de normalidade, com muita alegria, descontração e uma mostra de domínio técnico dos atletas que superou as expectativas. “O principal ponto positivo deste evento é a retomada do Calendário de Competições da Capoeira no Brasil, que encontrava-se há 12 anos adormecido. Esta é a razão do porquê a CCDB assumiu a responsabilidade de retomar os eventos. A ausência das competições vinha prejudicando a capoeira, no Brasil e nos demais continentes. A junção do nível técnico dos atletas, compromisso com o fair play e o espírito esportivo culminaram num evento incrível e sem nenhum acidente, o que comprova que estamos na direção certa no tocante ao Regulamento Internacional e que a Capoeira é uma modalidade também viável para a proposta do esporte de alto rendimento”, apontou.

Foto: CCDB / divulgação

Mestre Valdenor enfatizou, ainda, que a entidade está em contato com a Federação Internacional de Capoeira (FIC), para viabilizar as competições da América Latina e, posteriormente, o Campeonato Internacional, com participação das delegações da Europa, África, Ásia e Américas. “Todo este trabalho faz parte do programa ‘Capoeira que te quero… Olímpica!’, que existe há 22 anos na busca de suprir demandas necessárias para a organização institucional da capoeira, em prol da participação nas Olimpíadas”, destacou.

Além da FEL, o campeonato sediado em Londrina contou com apoio do governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, e parceria da Federação Paranaense de Capoeira (FEPARCA), entre outras entidades e organizações.

Foto: CCDB / divulgação

O Mestre Valdenor complementou que a realização das competições contribui para uma maior visibilidade da modalidade e incentivar a prática entre a comunidade. “Esses eventos revelam expoentes nos municípios, estados e países. São talentos da Capoeira Desporto que, se não houvessem as competições, passariam em branco pela modalidade sem ninguém saber da sua existência. E uma vez revelados, esses talentos tornam-se modelos a serem seguidos. Além de integrar o Ranking Nacional da Capoeira, poderão buscar a possibilidade de uma Bolsa Atleta junto ao Estado ou em nível federal, bolsas de estudo, patrocínio para viagens, cursos no Brasil e exterior”, acrescentou.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, citou que o evento faz parte do propósito da Prefeitura em apoiar e receber atrações esportivas na cidade, fortalecendo o cenário esportivo e movimentando a economia local. “Tivemos um fim de semana com diversos eventos esportivos em Londrina. E sempre vamos trabalhar para apoiar cada vez, obter mais recursos e promover novos eventos que aproximem a comunidade das diferentes modalidades esportivas. Até porque, muitas vezes, eventos como esse trazem incentivo para que novos praticantes iniciem. Ficamos felizes em termos sido escolhidos pela Confederação Brasileira, e Londrina se mantém de portas abertas para a capoeira”, apontou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos