Pré-conferências municipais da Educação recebem inscrições até o dia 22
Inscrições são gratuitas; eventos serão realizados na Universidade Estadual de Londrina, nos dias 22 e 23 de setembro

Com o objetivo de proporcionar à comunidade um espaço democrático de participação popular e discutir políticas públicas municipais na área de educação, Londrina sedia, em 22 e 23 de setembro, as pré-conferências municipais da Educação. No total, serão realizados três eventos, que servirão como preparação para a VIII Conferência Municipal de Educação de Londrina, programada para os dias 17 e 18 de novembro. Neste ano, o tema que orientará as discussões será “Avaliação do Plano Municipal de Educação: Inclusão, Equidade e Qualidade – Compromisso com o Futuro da Educação”.
Os interessados em participar das atividades devem fazer suas inscrições, gratuitamente, por meio do formulário on-line (clique aqui), até as 18h30 do dia 22, sexta-feira da próxima semana.

A abertura das ações será feita também em 22 de setembro, às 18h, no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na sequência, os participantes se dirigirão para as salas de aula do Centro de Ciências Biológicas (CCB), para a realização da primeira pré-conferência, em que serão conduzidas discussões e apresentadas propostas nas áreas de Ensino Fundamental, Ensino Superior e Gestão Democrática/Avaliação.
No sábado, 23 de setembro, das 7h30 às 12h, as salas de aula do CCB sediam o segundo encontro, voltado aos temas da Educação Infantil, Financiamento da Educação e Educação Especial. E, logo em seguida, será conduzida no mesmo espaço a terceira pré-conferência, que abordará a Educação de Jovens e Adultos, o Ensino Médio e Profissional e a Formação e Valorização dos Profissionais da Educação.
A programação do dia se encerra no Anfiteatro Cyro Grossi, também localizado no CCB, onde será feita a eleição dos delegados que tomarão parte na VIII Conferência Municipal. Além de eleger os delegados, as pré-conferências têm o propósito de aprovar seu regimento, apresentar propostas para discussão no evento principal e avaliar as ações de execução do Plano Municipal Decenal de Educação desenvolvidas no Município de Londrina.

O presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), João Marcos Machuca de Lima, destacou que, durante a VIII Conferência, o papel dos delegados é votar nas propostas emergentes das discussões das pré-conferências, para a construção do documento final. Além disso, esses representantes também estarão aptos a participar da assembleia de eleição de conselheiros municipais de educação para o mandato 2024-2027.
“No total, as pré-conferências elegerão 36 delegados titulares e seis suplentes por segmento, dentro dos segmentos de usuários da educação, trabalhadores da educação, prestadores de serviços e administração pública municipal”, frisou.
Ainda segundo Lima, o tema que permeia as pré-conferências e a Conferência, que aborda o Plano Municipal de Educação, foi definido durante a Conferência Nacional de Educação (CONAE) realizada em 2022. “Precisamos olhar para o Plano Municipal de Educação referente ao decênio 2014-2024, que se encontra em fase final, numa perspectiva de avaliação. É essencial avaliar os caminhos percorridos, os avanços e os desafios a serem superados em prol de uma educação que respeite os pilares da inclusão, equidade e qualidade, com o compromisso de olhar para o próximo plano municipal”, salientou.
Conferência principal – A VIII Conferência Municipal de Educação de Londrina será realizada em 17 de novembro, das 17h às 22h, no Anfiteatro Maior do CLCH, e no dia 18, das 7h30 às 17h, no Anfiteatro Cyro Grossi. O evento principal visa, além de aprovar propostas, eleger conselheiros para as vagas existentes no CMEL, que representam as vacâncias da gestão 2022-2025 e 50% do colegiado referente à gestão 2024-2027.
No total, o conselho é composto por 18 titulares e igual número de suplentes, representando os segmentos de Usuários em Educação, Trabalhadores em Educação, Prestadores de Serviço em Educação e Administração Pública Municipal. Dentre os 18 titulares, 16 são eleitos e dois são escolhidos através de indicação direta da Secretaria Municipal de Educação (SME).