Sema participa das ações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias no sábado (16)
Programação é organizada pelo Sesc Londrina e incluirá plantio de árvores no entorno do campo de futebol da Vila Ricardo
Para conscientizar a população sobre a importância da arborização e do descarte correto de resíduos, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) participa, no sábado (16), das ações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, promovidas pelo Sesc Londrina.
Na ocasião, a equipe do Viveiro Municipal da Sema coordenará o plantio de 50 mudas de árvores no entorno do campo de futebol da Vila Ricardo, localizado entre as ruas Flor de Jesus e Rosa Branca. As mudas são de espécies brasileiras nativas como gurucaia, aroeira, pau-viola, paineira, calabura, ingá e angico, entre outras.
A ação será realizada das 8h às 13h, e a participação é aberta a toda a comunidade. Durante o evento, o Sesc organizará um mutirão de limpeza de uma das nascentes do Córrego Água das Pedras, que fica no local, e essa atividade contará também com a parceria da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Além de colaborar com a coleta de resíduos, a CMTU fará, posteriormente, a destinação correta dos materiais recolhidos.
Também estará presente ao evento a Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que promoverá atividades de conscientização voltadas a orientar a população sobre como prevenir a propagação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue.
As equipes da Sema já haviam realizado uma ação de plantio de árvores na segunda-feira (11), no fundo de vale da Rua Santa Francisca, que é próximo da região onde será o evento de sábado. Esta atividade contou com a participação de 44 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Anita Garibaldi, e também resultou no plantio de 50 mudas de espécies nativas.
A gerente de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Damiani, explicou que os servidores do órgão conversaram com os alunos sobre a importância de plantar e cuidar das árvores e sobre a conservação do ambiente. Falaram, também, sobre os impactos dos resíduos destinados de forma irregular para o ambiente e para a população local.
“As crianças se engajaram bastante nas ações, sendo que elas plantaram a maioria das mudas. Esperamos contar com a participação ativa da comunidade também no sábado, pois essa consciência coletiva é essencial para o cuidado com a natureza”, frisou Damiani.
Ainda segundo ela, essa é a terceira vez que o Sesc Londrina promove uma programação de atividades no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, celebrado anualmente no terceiro sábado de setembro.
“No ano passado, as ações foram no Córrego Bom Retiro. Em 2023, o local onde as atividades serão realizadas foi indicado pela Coordenação de Endemias da Secretaria de Saúde, devido ao alto índice de infestação, naquela região, pelo mosquito Aedes aegypti”, concluiu a gerente de Educação Ambiental da Sema.