Destaques

Alunos da rede municipal são premiados por textos sobre a dengue

Os estudantes do 5° ano produziram as dissertações em uma avaliação de Língua Portuguesa, e cinco deles foram contemplados com tablets, medalhas e certificados de honra ao mérito

Na manhã desta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação (SME) premiou cinco estudantes do 5° ano, por suas produções sobre a dengue. Os textos foram escritos para uma avaliação de Língua Portuguesa, aplicada em maio para 5.289 alunos. Deste total, após uma criteriosa seleção, cinco textos se destacaram, e hoje (20) os autores receberam certificados de honra ao mérito, medalhas e tablets, durante evento no auditório da Unicesumar.

Foto: Vivian Honorato/PML

Os estudantes selecionados foram: Maria Laura Ferreira Martins, da Escola Municipal Irene Aparecida da Silva; Monique Dias Murari, Escola Municipal Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves; Gustavo Henrique dos Santos Cassula, da Escola Municipal Prof° Moacyr Teixeira; Anna Beatriz Diniz Paiva, da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro; e Miguel dos Santos Fernandes, Escola Municipal Roberto Pereira Panico.

E os prêmios foram concedidos pelo prefeito em exercício, João Mendonça, juntamente com os secretários municipais de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e de Saúde, Felippe Machado. A solenidade reuniu, também, professores e diretores das unidades escolares, bem como as equipes de Endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde.

O tema estabelecido para a dissertação foi “Dengue: conscientização e prevenção”. Os alunos foram orientados a utilizar, como base, o conteúdo aprendido sobre a doença, que foi trabalhado nas aulas de Ciências, e apontar como podem auxiliar as pessoas de seu convívio a se protegerem. No âmbito do aprendizado da Língua Portuguesa, a proposta era a escrita com finalidade social que, somada aos conteúdos de Ciências, permite a aplicação prática dos conceitos científicos. Além disso, estimula os estudantes enquanto cidadãos a terem mais consciência e engajamento nas causas ambientais e sociais.

O processo de seleção começou quando cada escola selecionou um texto para representar todas as turmas de 5° ano. Esses textos foram lidos, posteriormente, por professores do Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa e Ciências da Secretaria Municipal de Educação, e pela equipe da Coordenação de Endemias da SMS. Como critérios, foram consideradas as escritas que apresentassem clareza, coerência, coesão e expressividade de ideias.

Foto: Vivian Honorato/PML

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, afirmou que, dentre as mais de 5 mil redações submetidas para a avaliação, os textos desses cinco alunos tiveram grande destaque. “Eles fizeram uma produção coerente, com toda ortografia. Então decidimos homenageá-los nesse evento dos agentes de Endemias da SMS, com os certificados de honra ao mérito e cada um ganhou, também, um tablete doado pela Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento, a CTD. E todos ficaram muito felizes com esse reconhecimento”, contou.

A princípio, a previsão era selecionar apenas três materiais. No entanto, dada a qualidade das redações, os cinco textos finais foram premiados, contou a professora do Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa, Jozélia Tanaca. “O diferencial dos textos selecionados foi o atendimento da proposta de produção. E essa parceria, entre Educação e Saúde, é importante porque são áreas que atuam juntas na transformação social, conscientizando e orientando toda uma população para uma causa que atinge a cidade toda. A escrita com finalidade social deve ser constante na sala de aula, então unimos a produção textual da área de Língua Portuguesa com o tema dengue, da área de Ciências. E o resultado foi fantástico, uma escrita com significado”, ressaltou.

Futuramente, devem ocorrer novas premiações. A Secretaria Municipal de Educação já planejou algumas ações similares com os materiais produzidos nas próximas avaliações, para incentivar e reconhecer os estudantes.

A solenidade também contou com a participação dos vereadores Eduardo Tominaga e Professora Sonia Gimenez.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos