Estudantes da rede municipal concorrem a prêmio
O prêmio, que tem foco na sustentabilidade ambiental, recebeu 1.678 inscrições de Londrina; alunos desenvolveram produtos esportivos feitos com materiais recicláveis
Alunos do 5º ano do ensino fundamental estão concorrendo ao Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2014. O prêmio tem o eixo “sustentabilidade ambiental” como ponto de partida, levando os alunos a entenderem melhor o meio em que vivem e a desenvolverem formas efetivas de cooperação para a construção de um mundo melhor. Foram 1678 inscrições de Londrina, de 41 escolas municipais, divididos em 584 equipes, com uma média de três alunos. Foram selecionados trabalhos de 58 equipes que estarão em exposição e avaliação amanhã (6), na Casa de Cultura José Gonzaga Vieira, Av. Higienópolis, nº 1910, das 8h às 11h, para a seleção da etapa municipal. Dos 58 trabalhos expostos, nove serão selecionados para continuarem a disputa com outros municípios do Paraná.
Este ano o tema do prêmio é Copa da Reciclagem – a reutilização dos resíduos como estímulo ao esporte. Entre os trabalhos expostos estão mesa de pebolim; trave de gol; mesa de ping pong; aparelho de ginástica; cesta de basquete; mesa de sinuca e bola. Todos foram feitos com materiais recicláveis, como cabo de vassoura, garrafas pet, vidro, plásticos, entre outros. De acordo com a coordenadora de projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Danielle Prado, os trabalhos feitos pelos alunos visam estimular o esporte e a atividade física. “O objetivo é promover a criatividade dos alunos associada à consciência de que a reciclagem abre caminhos para melhorar o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida das comunidades”, destacou.
Além de continuarem na disputa pelo prêmio, as nove equipes selecionadas amanhã vão ganhar, junto com os professores orientadores, uma medalha de honra ao mérito e uma viagem de conhecimento ao Sitio do Carroção em Tatui/SP, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de maio. O sitio do Carroção é o maior resorte cultural da américa latina e possui diversos projetos pedagógicos para o estudo do meio ambiente. Todos os alunos inscritos receberarão um brinde de participação. A etapa final do prêmio, que vai premiar três equipes, professores e escolas, acontece no dia 4 de junho. Na edição do ano passado a equipe da Escola Municipal Eurides Cunha, de Londrina, ganhou o segundo lugar.
Foto: divulgação