Cidadão

Sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos lança livro sobre a história do SUS

Autor, que participou na prática da implantação do sistema em Londrina, aborda 30 anos de história em sua obra

Na noite de quinta-feira (21), foi realizado o lançamento do livro “SUS e Estado de bem-estar social: perspectivas pós-pandemia” (Hucitec Editora), escrito pelo sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos. Promovido pela Associação dos Ex-alunos da Universidade Estadual de Londrina (Alumni UEL), com apoio da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o evento foi conduzido na sede da Associação Médica de Londrina. 

Foto: Vivian Honorato

Nelsão, como é carinhosamente chamado pelos colegas, foi professor de Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina (UEL), e também foi diretor do Centro de Saúde (CCS) e um dos responsáveis pela organização do departamento de saúde coletiva da instituição. Ele também organizou, em 1971, a instalação das primeiras Unidades Básicas de Saúde na cidade de Londrina, além de ter contribuição importante na construção e nas reflexões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

A obra traz um resumo dos 30 anos de luta para construir o SUS, analisando derrotas e avanços. De acordo com a sinopse, assinada por Gonzalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, o autor fala das consequências de se tratar a política como negócio. “Nelson escarafuncha muito do que não foi feito ou o foi parcialmente. Discute a questão da regionalização e da hierarquização. Nosso modelo de descentralização municipalista nos leva à conclusão dos caminhos a serem construídos – a partir da compreensão do momento que vivemos”, escreve.

Foto: Vivian Honorato

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, participou do evento representando o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e falou sobre a importância da história da saúde pública na cidade. “Se a gente chegou até aqui, isso passa muito pela dedicação e valentia que existiu lá atrás. Londrina foi e é referência para o Sistema Único de Saúde do Brasil, e o Nelsão ajudou a começar tudo isso por aqui. Muito antes de se falar em Constituição, a descentralização do SUS começou aqui”, destacou.

Também estiveram presentes à solenidade de lançamento do livro, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o vice-reitor da UEL, Airton Prestes, o conselheiro geral da Alumni UEL, Gilberto Martin, e o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR), Rangel da Silva.

Texto: N.Com, com informações da assessoria de imprensa da Alumni UEL

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos