Destaques

Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko celebra 14 anos com show beneficente

O evento será realizado no Ginásio de Esportes Moringão, no dia 14 de outubro, reunindo 350 artistas de diversas regiões do Brasil

Na manhã desta quinta-feira (5), o Grupo Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Filial Londrina esteve no gabinete do prefeito Marcelo Belinati para divulgar as festividades que ocorrerão em comemoração aos 14 anos de fundação do grupo. Eles estiveram acompanhados pelos vereadores Eduardo Tominaga, líder do prefeito na Câmara, e Jairo Tamura, apoiadores da iniciativa. A celebração está marcada para o dia 14 de outubro, às 19 horas, no Ginásio de Esportes Moringão. A Prefeitura de Londrina dará apoio institucional ao evento.

Foto: NCom

Todos os londrinenses estão convidados a prestigiar este grande show, que trará o espetáculo de dança e música Nuchi Yui – Unidos pelo Coração. A ação visa a preservação e divulgação da cultura japonesa e, mais especificamente, okinawana, na cidade, promovendo o engajamento do público de Londrina e região em atividades artísticas e culturais.

A festa tem a expectativa de receber 3 mil pessoas e 350 artistas de diversas regiões do Brasil. O evento é beneficente, por isso os ingressos são obtidos por meio da troca de 2 kg de alimentos não perecíveis, como farinha de trigo, macarrão, arroz, feijão e leite longa vida. A troca dos alimentos pelos ingressos ocorre nas unidades do Grupo Muffato e deve ser feita antecipadamente. Não haverá troca dos ingressos no dia. Todos os itens serão destinados a entidades de Londrina, através do Rotary Club Internacional, apoiador do espetáculo.

De acordo com o coordenador-geral do evento, Athos Ishikawa, o espetáculo trará um pouco da cultura de Okinawa, província do Japão. “Nosso grupo surgiu lá e se espalhou para todo o mundo, em países como Estados Unidos, Peru, México e Brasil. Aqui em nosso país temos 12 filiais, que trarão seus artistas para Londrina no dia 14. Teremos os taikos (tambores), a dança do leão, e grupos da colônia japonesa convidados de Londrina e de outras cidades”, ressaltou.

Foto: NCom

O prefeito Marcelo Belinati parabenizou o grupo RyukyuKoku Matsuri Daiko pela realização do show e disse que se trata de um evento fantástico que celebra as tradições culturais. “Para cidade isso é muito bom, pois virão pessoas de todo o Brasil e isso movimenta a economia do município, além de preservar os princípios, valores, bons ensinamentos, celebrando a união”, enfatizou.

O vereador Eduardo Tominaga ressaltou que as festas culturais, em Londrina, são muito presentes. “Temos, nas festas da comunidade nipo-brasileira, atividades muito importantes como esta do grupo RyukyuKoku Matsuri Daiko. Eles fazem atividades de dança e taiko, que é o grande chamariz, e é um grupo muito grande e representativo em Londrina, formado por jovens. Será um super espetáculo, que contará com 350 tocadores de taiko”, frisou.

O vereador Jairo Tamura expôs que o evento reunirá participantes do Brasil inteiro, que poderão confraternizar e aprimorar a tradição e cultura japonesa. “Além disso, terão a oportunidade de mostrar o taiko como uma arte, um modo de poder reorganizar e reunir todos os membros. Isso é muito importante para a cidade, Londrina fica privilegiada no sentido de receber pessoas de todo o Brasil, do movimento taiko, que é um movimento cultural e tradicional da cultura japonesa”, afirmou.

O Grupo RyukyuKoku Matsuri Daiko – Filial Londrina iniciou suas atividades em 2009 com o objetivo revelar, preservar e difundir as riquezas das culturas e das tradições locais através do Eisá, manifestação artística que utiliza o som do taiko, o ritmo do sanshin e a dança. Atualmente, conta com 100 integrantes e os treinamentos ocorrem todos os sábados na Associação Cultural e Recreativa Okinawa de Londrina (Acrol). O grupo participa, também, dos principais eventos das comunidades nikkeis de Londrina e região e em outros estados.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos