Escolas e comunidade estão unidas na educação
Estimuladas pela Secretaria Municipal de Educação as comunidades de bairros estão participando mais da vida das escolas. Famílias de alunos e professores começam a otimizar suas relações
Amanhã (14), às 14h30, cerca de 340 alunos da Escola Municipal Norman Prochet vão fugir da rotina escolar para assistir as apresentações do Circo Tihany Spectacular. A atividade, fruto da união entre a comunidade e a escola, é exemplo dessa integração. Foi organizada pela direção da escola, pela Associação de Pais e Mestres e pelo Conselho Escolar do bairro. Mas nem tudo são diversão. Os pais “assumem” as escolas fazendo reparos e mantendo as em boas condições. “Em muitos casos, os pais cuidam da segurança das escolas de seus filhos”, informa a Secretária Janet Thomas.
Esta atividade extraclasse faz parte de uma nova concepção de gestão escolar iniciada com o governo Kireeff. De acordo com a diretora da Escola Municipal Norman Prochet, Ana Maria Peixoto, a participação dos professores e de diretores na Escola de Gestores tem contribuído para a aproximação da administração pública com a comunidade.
Curso de gestores escolares
“O Conselho Escolar e a Associação dos Pais e Mestres eram mais distantes da escola e com a nossa participação no curso de gestores houve uma mudança na concepção e eles têm participado mais da nossa gestão. Isso é importante, porque o município tem poucos funcionários e a comunidade nos ajuda muito na busca por uma educação melhor”, disse.
Ana Maria explicou ainda que muitas ações já foram realizadas em conjunto com os pais, que se disponibilizaram em auxiliar na escola como, por exemplo, na colocação de pedras no estacionamento, tapando buracos, arrumando calçadas e pintando muro. A Prefeitura compra os materiais utilizados e, muitas vezes, os pais auxiliam na execução dos serviços.
“Fazemos isso, porque queremos uma escola melhor. É a escola do nosso bairro, queremos que ela seja lembrada como uma escola de referência não só na estrutura física, mas principalmente na área pedagógica. Acredito que todos devem trabalhar juntos, tanto os pais quanto a escola. Por isso, procuramos arrumar a estrutura e fazer reparos. Maior número de pais deveriam fazer o mesmo nas escolas de seus filhos”, ressaltou a presidente da Associação de Pais e Mestres (APM), Vânia Martins.
Fiscalização e transparência
A presidente do Conselho Escolar, Márcia Oliveira, lembrou que o conselho tem função de fiscalizar as ações realizadas pela administração da escola, já a APM é responsável pelo controle fiscal e financeiro da escola e a participação de todos em prol de uma educação melhor torna as decisões mais benéficas para os alunos. “Com a escola de gestores mudou a visão dos professores e diretores sobre a participação do conselho e da APM na tomada de decisões. Mas isso só é possível quando há uma direção aberta à gestão democrática e participativa, que é o que temos agora”.
Márcia explicou ainda que com a participação da comunidade há mais transparência nas ações que são realizadas dentro da escola, pois tanto o conselho quanto a associação de pais prestam contas dos investimentos e da arrecadação através dos bilhetes aos pais e mães e das atividades nas quais eles são convidados a participar.
Na escola municipal Norman Prochet há sete turmas no período matutino e sete à tarde. Outras escolas municipais como a Roberto Pereira Panico, Carlos a Costa Branco, Noemia Alaver Garcia e o Centro Municipal de Educação Infantil Malvina Poppi também estão vivenciado maior interação com a comunidade.
Fotos: Luiz Jacobs e divulgação