Secretaria de Saúde amplia horário de atendimento em UBSs

Até setembro, extensão do horário de funcionamento de quatro UBSs estratégicas estará disponível ao usuário
A Secretaria de Saúde realiza projeto piloto no município que visa ampliar o horário de atendimento de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que ficam em locais estratégicos. A ideia é que até setembro deste ano quatro Unidades estejam funcionando das 7h às 22h, diariamente.
A Secretaria está selecionando uma UBS em cada região da cidade – exceto na área central por contar com o Pronto Atendimento Adulto – e na zona rural – dada a baixa demanda. As Unidades serão escolhidas até a próxima semana de acordo com o número de atendimentos, procura da população e facilidade de acesso.
A diretora-geral da Secretaria de Saúde, Suzana Verlingue, explicou que as UBSs vão atender estrategicamente os procedimentos da Saúde da Família, que englobam serviços como vacinação, realização de preventivos de câncer de colo de útero, de exames de hipertensão, diabetes e puerpério.
“A intenção é receber os trabalhadores que não conseguem atendimento até as 19h dado seu horário de trabalho. Funcionando até as 22h será possível atender estrategicamente os procedimentos do programa Saúde da Família”, explicou Suzana. Com a expansão do horário, a Secretaria de Saúde espera diminuir a procura nos Pronto Atendimentos da cidade.
Suzana também esclareceu que não será necessário contratar mais servidores, porque haverá remanejamento de profissionais e serão pagas horas extras. Atualmente, em cada UBS (que funciona das 7h às 19h) trabalham três equipes, sendo uma das 7h às 16h, outra das 8h às 17h e a terceira das 10h às 19h. A Secretaria de Saúde está fazendo um estudo de impacto financeiro do projeto piloto que deve ficar pronto até final de julho.




