Cidadão

Guarda Municipal divulga balanço dos atendimentos durante feriado prolongado em Londrina

Equipes intensificaram as rondas preventivas no entorno dos cemitérios municipais no Dia de Finados

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, informa o balanço das principais ocorrências e atendimentos prestados para a população durante o feriado de Finados e o final de semana, entre os dias 2 e 5 de novembro.

Desde as primeiras horas de quinta-feira (2) as equipes do setor operacional marcaram presença nos cemitérios das áreas urbana e rural a fim de garantir a segurança dos cidadãos que foram prestar homenagens aos entes falecidos. Não houve registro de incidentes.

Apoio ao cidadão –  Uma equipe da Guarda Municipal patrulhava pelo entorno do Cemitério Jardim da Saudade, por volta das 15h30 de quinta-feira (2), quando recebeu um pedido de socorro. O homem conduzia um veículo em alta velocidade, em direção ao Hospital Zona Norte, transportando seu amigo que corria risco de morte imediata.

O cidadão pediu para que a viatura os escoltasse e os guardas municipais abriram caminho até o Pronto Socorro da unidade hospitalar. O paciente foi recebido pela equipe do hospital junto com seus acompanhantes.

Pichação em viaduto – A central da GM recebeu uma denúncia de que duas pessoas estariam pichando a parte inferior do viaduto da Avenida Clarice de Lima Castro, região oeste da cidade, por volta das 15h30 de quinta-feira (2). Rapidamente a equipe que estava mais próxima foi localizada via GPS e enviada para verificar a denúncia.

No endereço, os guardas municipais localizaram um casal com vários sprays e outros materiais de pintura. Ao serem indagados, eles disseram que estariam ali para fazer um grafite, porém não apresentaram autorização dos órgãos públicos competentes para realizar a atividade.

Ambos foram conduzidos à delegacia regional de flagrantes da Polícia Civil para que a autoridade policial analisasse o caso. Eles podem responder por crime ambiental, previsto no artigo 65 da lei federal n° 9605/98.

Foto: Divulgação/ SMDS

Estacionamento irregular – A equipe da Inspetoria de Trânsito da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo pelo Zerão, na noite de quinta-feira (2), quando visualizou duas motocicletas estacionadas irregularmente no jardim público. O local é de acesso exclusivo para pedestres.

Os guardas municipais consultaram o sistema e identificaram que uma das motos estava baixada, ou seja, sem registro. Foram lavrados os autos de infração de trânsito e o veículo irregular foi recolhido para o pátio municipal. A segunda motocicleta foi liberada para a proprietária, que também recebeu orientações para não estacionar mais naquele local.

Lei Seca – No início da manhã de sexta-feira (3), uma equipe da Guarda Municipal flagrou um homem consumindo bebida alcoólica na Rua Montese, Jardim Higienópolis. O local fica a poucos metros de uma escola, portanto o cidadão foi autuado pela lei seca municipal. A multa para quem é flagrado consumindo álcool perto das unidades escolares da cidade é de R$500,00. Ele assinou a autuação e foi orientado pela equipe.

Foto: Divulgação/ SMDS

Apreensão de drogas – A Guarda Municipal de Londrina, por meio da equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC), participou de mais uma fase da operação “Vida nos Bairros”, realizada em conjunto com as demais forças de segurança da cidade. A operação tem como principal objetivo retirar foragidos da justiça de circulação. Nesta fase, o foco do trabalho foi o Jardim Franciscato, situado na região sul.

Por volta das 21h da última sexta-feira (3), os guardas municipais foram até um ponto conhecido pelo tráfico de drogas, nas imediações do Centro de Educação Infantil (CEI) Pastor Samuel de Souza. Com o emprego dos cães policiais Kairos e Zara, foram encontradas 433 porções de entorpecentes, das quais 219 de maconha, 121 de crack, 93 de cocaína, e R$55,50 em cédulas e moedas.

A todo foram apreendidos 769 gramas de entorpecentes. O suspeito pelo tráfico no local não foi localizado. Diante dos fatos os objetos foram recolhidos e o material foi encaminhado para delegacia de plantão da Polícia Civil.

Foto: Divulgação/ SMDS

Foragido da justiça – Por volta das 10h30 de sábado (4) uma equipe da Guarda Municipal de Londrina patrulhava preventivamente pelo entorno do prédio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), localizado na região central, quando flagrou três homens atrapalhando as pessoas que estavam em um ponto de ônibus.

A equipe realizou abordagem e, após consulta no sistema, identificou que um dos homens estava com mandado de prisão em aberto, expedido pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Os outros dois abordados foram liberados e o foragido foi encaminhado para a carceragem do Centro Integrado de Triagem de Londrina (CITL).

Fiscalização de trânsito – A Guarda Municipal de Londrina foi acionada por volta das 20h de sábado (4), para verificar uma ocorrência de estacionamento irregular em faixa contínua na Rua Grafita, região leste. A solicitante informou que havia vários veículos bloqueando o portão de sua casa, e que o trânsito no local estava bastante perigoso. Uma equipe da Inspetoria de Trânsito da GM foi até o endereço e, ao todo, foram lavrados 16 autos de infração de trânsito.

Outros atendimentos – O serviço de segurança pública foi intensificado pela GM de Londrina ao redor das escolas, áreas de lazer, praças, entre outros prédios públicos municipais. A Guarda Municipal segue disponível para a população por meio do aplicativo 153 Cidadão, ou pelo telefone de emergência 153.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos