GM lavra 14 autos de infração da lei seca municipal no Zerão após denúncia
Ação ocorreu na noite da última sexta-feira (10), após recebimento de denúncia na central telefônica 153; confira outros atendimentos realizados no fim de semana

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, informa o balanço das ocorrências e atendimentos prestados pelas equipes operacionais durante o último fim de semana, entre os dias 10 e 12 de novembro.
A central telefônica da GM de Londrina recebeu uma denúncia por volta das 22h10 de sexta-feira (10), informando um caso de perturbação do sossego, devido ao barulho no Anfiteatro do Zerão, localizado na região central, e pediu para que uma equipe pudesse verificar.
Os guardas municipais foram até o local e realizaram abordagem nas pessoas que estavam por lá. Várias delas foram flagradas consumindo bebida alcoólica na via pública, contrariando o que estabelece a lei seca municipal. Foram lavrados 14 autos de infração.

As equipes flagraram, ainda, quatro motocicletas estacionadas sobre o passeio público. Por isso, realizaram o procedimento de recolhimento ao pátio municipal. Uma pessoa foi flagrada consumindo narguilé em praça pública e assinou um termo de constatação.
Posse de entorpecente
Na tarde sexta-feira (10), por volta das 15h50, uma equipe que realizava patrulhamento preventivo pelas imediações da Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, localizada na região oeste, visualizou um homem em atitude suspeita nas proximidades. Ele foi visto tragando um cigarro, porém ao visualizar a viatura jogou o objeto.
Ele recebeu voz de abordagem, mas no momento da revista pessoal os guardas não encontraram nada de ilícito. Na sequência, entretanto, a equipe fez uma verificação no interior do veículo dele e encontraram algumas porções de maconha, totalizando 25 gramas, objetos utilizados para consumir o entorpecente, mais dois celulares.
O homem informou à equipe que possuía autorização judicial para consumir a substância, porém ele não apresentou o documento. Assim, ele foi encaminhado para a delegacia de plantão da Polícia Civil.
Mandado de prisão
Uma equipe da Guarda Municipal que realiza patrulhamento por meio de motocicletas fazia ronda preventiva pelas imediações da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Novo Amparo, região norte, quando viu um homem que esboçou atitude suspeita ao ver a viatura.
Os guardas deram voz de abordagem e, após consultar o sistema, identificaram que havia um mandado de prisão em aberto. Por esse motivo, o foragido da justiça foi encaminhado para o Centro Integrado de Triagem de Londrina (CITL), da Polícia Penal do Paraná.
Fiscalização de Trânsito
Na noite de sexta-feira (10) a Guarda Municipal realizava ronda pela praça Nishinomyia quando se deparou com um carro estacionado em uma vaga preferencial sem a credencial. A equipe realizou a consulta da placa no sistema e identificou ainda que o veículo não estava licenciado e possuía mais de R$7 mil em débitos. Os guardas lavraram o auto de autuação e recolheram o veículo ao pátio.
Motos irregulares

A equipe da inspetoria da Guarda Municipal patrulhava preventivamente pelo Pronto Atendimento Infantil (PAI), por volta das 22h50 de sexta-feira (10), quando flagrou um motociclista que demonstrou nervosismo ao ver a viatura. Ele recebeu voz de abordagem.
Após a consulta no sistema, os guardas identificaram que ele estava foragido da justiça, pois havia um mandado de prisão em aberto. Ele possui vários processos criminais pelos crimes de estelionato, organização criminosa, porte ilegal de armada de fogo e assalto. A equipe deu cumprimento à ordem judicial e encaminhou o homem para o Centro Integrado de Triagem de Londrina (CITL).
Ainda na região central, outra equipe da GM patrulhava pela rua Minas Gerais, região central, por volta da 1h de sábado (11), quando avistou uma moto trafegando com a lanterna apagada, causando risco de acidente de trânsito.
Os guardas deram voz de abordagem e após consultar o sistema identificaram que o veículo não estava licenciado para trafegar e possuía mais de R$5 mil em débitos referentes a multas. A motocicleta foi apreendida e encaminhada para o pátio municipal.
Zona norte
Uma equipe da Guarda Municipal circulava pelas imediações da Unidade Básica de Saúde do Conjunto Parigot de Souza, localizada na avenida Saul Elkind, região norte, por volta das 3h50 da madrugada de sábado (11), quando visualizou uma moto trafegando com a lanterna apagada.
Os guardas deram voz de abordagem para o condutor para fazer a verificação. A numeração do chassi estava suprimida e a numeração do motor não batia com a que estava registrada no sistema. A equipe encontrou ainda um frasco de lança perfume, objeto arremessado no momento do recebimento da voz de parada.
Por conta disso, o homem foi encaminhado para a central de flagrantes da Polícia Civil, juntamente com os objetos. A motocicleta foi apreendida para que o caso fosse analisado pela autoridade policial.
Apreensão de entorpecentes

A equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC) da GM participou de mais uma fase da operação integrada com as demais forças de segurança pública “Vida nos Bairros”, por volta das 21h de sábado (11), no Conjunto Avelino Vieira, região oeste.
Os guardas foram fazer a verificação em um ponto já conhecido por ser esconderijo de drogas, localizado nas imediações do Centro Municipal de Educação Infantil Carolina Benedita dos Santos. Com apoio dos cães farejadores Kadu e Zara a equipe localizou uma bolsa contendo vários entorpecentes.
Ao todo, foram localizadas 319 porções de maconha (739 gramas); 190 pinos de cocaína e um pote totalizando 448 gramas da substância, além de 45 pedras de crack (17 gramas), totalizando 1,204 kg apreendidos. A equipe não localizou o responsável por armazenar os entorpecentes. Os objetos foram encaminhados para a central de flagrantes.
Patrulhamento preventivo
As equipes prosseguiram realizando rondas preventivas pelos bosques, praças, e demais prédios públicos no final de semana. Durante o dia e à noite as equipes de guardas municipais levaram mais segurança inclusive para as áreas de lazer da cidade. Denúncias de irregularidades podem ser registradas na central de emergência 153, ou pelo aplicativo 153 cidadão.