Destaques

Encontros Folha debate infraestrutura e transportes no norte do Paraná

Evento reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para um diálogo aberto e qualificado

Na manhã desta terça (14), foi realizado o 20º Encontros Folha, com o tema “Infraestrutura e Transportes no Paraná: Desafios e Oportunidades”, no auditório do Shopping Aurora. A inciativa visa promover o desenvolvimento e a sustentabilidade do Estado com temas relevantes, trazendo especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para um diálogo aberto e qualificado. A realização é do Grupo Folha de Londrina e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

Foto: Vivian Honorato/ PML

O evento contou com a participação do prefeito Marcelo Belinati; secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; presidente da Codel, Alex Canziani; CEO do Grupo Folha, Nicolás Mejía; o mediador do evento, Marcos Rambalducci, economista e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (UTFPR); a urbanista e secretária municipal de Trânsito e Segurança Pública de Cambé, Danaê Fernandes; o presidente da Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes; além de deputados e diversos representantes da sociedade civil organizada.

Foto: Vivian Honorato/ PML

Na ocasião, o prefeito Marcelo Belinati parabenizou toda a direção da Folha de Londrina e ressaltou que debates como este são importantes porque unem a cidade, as entidades e instituições, para traçar o planejamento necessário, avaliando quais obras de infraestrutura são importantes para a cidade se preparar para o futuro. “Londrina está vivendo um momento muito especial, recebendo diversas empresas e indústrias, várias delas multinacionais, e a infraestrutura é um diferencial importante para estimular que cada vez mais empresas venham para a cidade de Londrina. Serão apontadas, neste amplo debate, as obras que foram feitas ao longo dos anos e as que existe projeção de serem realizadas, com a sociedade, governos municipal e estadual, para que tenhamos um alinhamento daquilo que entendemos ser importante para fazer Londrina crescer e se desenvolver”, apontou.

Com relação às obras de infraestrutura, o prefeito explicou que, quando se abre uma avenida, como foi feito em todas as regiões, gera desenvolvimento. “Pouco tempo depois, são instalados mercados, shoppings, comércios, e isso estimula a economia, gera empregos e renda. Fora isso também temos as grandes obras de infraestrutura, como as duplicações de rodovias, o aeroporto que está em obras, e tudo isso vai se somando em um conjunto que favorece este desenvolvimento da cidade e região”, frisou.

Foto: Vivian Honorato/ PML

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, adiantou que, em sua explanação, trará toda a perspectiva e planejamento do governo do Estado, incluindo a execução de obras, as parcerias com o município de Londrina, as obras em andamento, entregues e que irão iniciar, todos os modais, como o aeroviário e ferroviário, o Porto de Paranaguá, abordando qual a ligação de Londrina com o porto, as discussões sobre os novos investimentos e, de que forma a sociedade pode participar, através das  prefeituras, dos deputados federais e estaduais, além da palavra do governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O governo do Paraná está tocando 8 bilhões em obras no Paraná, dos quais R$ 1 bilhão é na região de Londrina. É um valor considerável, vamos mostrar quais são estas obras, os projetos em andamento, como duplicações, terceiras pistas, ampliação de capacidade, entre outras”, informou.

Foto: Vivian Honorato/ PML

Para o presidente da Codel, Alex Canziani, o Encontros Folha é um evento fundamental para discutir as diversas áreas importantes no município. “Hoje vamos discutir uma questão que é crucial que é a infraestrutura. Falaremos sobre o aeroporto, as concessões do pedágio, o contorno leste que é o nosso sonho. Tudo isso é muito importante para construirmos o futuro que queremos para a cidade de Londrina”, afirmou.

Foto: Vivian Honorato/ PML

O CEO do Grupo Folha, Nicolás Mejía, destacou que, quando se fala em desenvolvimento, que é o objetivo do Encontros Folhas, uma das principais pautas que aparece é sobre infraestrutura, logística e transporte. “Consideramos que a infraestrutura e a logística é que vão permitir o desenvolvimento econômico. E a nossa região tinha uma deficiência nesta área, em anos anteriores, tanto que na segunda edição do Encontros Folha, em 2014, levantamos este tema, e hoje vamos revisitar esta temática para avaliar como avançamos nestes quase 10 anos, quais são os desafios e as oportunidades que temos. Além disso, queremos avaliar como podemos criar um planejamento de transporte urbano sustentável”, disse.

E o presidente da Faciap, Fernando Moraes, um dos palestrantes do evento, destacou que o tema do encontro é muito importante para todo o Estado, pois a infraestrutura e o transporte contribuem muito com a melhoria da economia. “Quando as obras começam são gerados muitos empregos, são injetados muitos recursos na economia. Londrina e região vivem um momento muito bom, os investimentos aconteceram aqui, e neste encontro abordaremos os novos leilões que estão acontecendo, as obras do aeroporto de Londrina, ferrovias, entre outras ações que estão acontecendo”, contou.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos