Destaques

Paracanoagem de Londrina conquista oito medalhas nos Parajaps

Os sete atletas da equipe Iate Clube/FEL/IPEC subiram ao pódio na segunda-feira (20) e trouxeram na bagagem medalhas de ouro e prata

A equipe londrinense de paracanoagem fez bonito em sua participação na final dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) de 2023, realizada em Foz do Iguaçu. As provas, todas conduzidas na segunda-feira (20), envolveram equipes de seis municípios pela categoria masculina, e cinco municípios na feminina. Os sete competidores de Londrina subiram ao pódio, obtendo quatro medalhas de ouro e quatro de prata. Além disso, a equipe masculina conquistou o primeiro lugar.

Atleta Igor Tofalini, no Parajaps 2023. Foto: Divulgação

Nos Parajaps 2023, a comitiva londrinense de paracanoagem reuniu os paratletas Igor Tofalini, Giovane Vieira, Anderson Benatti, Erick Farias, Henrique Pianissolli, Brenda Fernandes e Eduardo Lima. Na comissão técnica, estavam o treinador Gelson Moreira Souza e o preparador físico Vitor Hugo Loni.

Para o técnico Gelson Moreira Souza, a participação da equipe nos Parajaps foi excelente, já que todos subiram ao pódio. “Apesar dos Parajaps serem uma competição que envolve só atletas do Paraná, todos fazem questão de participar. É um evento maravilhoso, organizado com muito carinho pelo Governo do Estado e municípios parceiros”, comentou.

A equipe Iate Clube/FEL/IPEC de paracanoagem, criada em 2013, conta atualmente com 12 atletas – dez homens e duas mulheres. Todos treinam no Iate Clube de Londrina, e a equipe conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). “Temos o apoio do Feipe desde 2015, e é fundamental para o desenvolvimento do projeto”, citou Souza.

Dos paratletas que representaram Londrina, Giovane Vieira voltou para a cidade com duas medalhas – ouro na categoria VL3 (canoa) e prata no KL3 (caiaque). Pela VL3, ele percorreu 200 metros em 50seg010, e na KL3, os 200 metros foram cumpridos no tempo de 42seg093.

Foto: Divulgação

Praticante da paracanoagem há sete anos, Vieira participa dos Parajaps desde antes de ingressar na modalidade, quando ainda competia pela natação. “Vejo esse resultado como uma missão cumprida. A prova da canoa é a minha favorita, até porque foi nessa categoria que conquistei a medalha paraolímpica em Tóquio, então é nela que foco mais. Mas no caiaque conquistei a prata também”, comemorou.

Encerrados os Parajaps, a equipe Iate Clube/FEL/IPEC foca nos preparativos para a Copa Brasil de Paracanoagem, que será disputada em março de 2024. “A expectativa é fazer um bom índice e subir ao pódio, nessa que será a primeira competição nacional do ano e é seletiva para torneios internacionais. E, se der tudo certo, o desafio seguinte será a Copa do Mundo, disputada na Hungria e que conta vaga para os Jogos de Paris”, detalhou Vieira.

A etapa final dos Jogos Paradesportivos do Paraná, edição 2023, foi realizada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu. Ao todo, competiram mais de 2 mil paratletas vindos de 49 municípios paranaenses.

Relação de paratletas e medalhas

Ouro

Igor Tofalini – VL2

Giovane Vieira – VL3

Anderson Benatti – KL1

Erick Farias – KL2

 

Prata

Giovane Vieira – KL3

Eduardo Lima – KL1

Henrique Pianissolli – VL3

Brenda Fernandes – KL1

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos