Paracanoagem de Londrina conquista oito medalhas nos Parajaps
Os sete atletas da equipe Iate Clube/FEL/IPEC subiram ao pódio na segunda-feira (20) e trouxeram na bagagem medalhas de ouro e prata
A equipe londrinense de paracanoagem fez bonito em sua participação na final dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) de 2023, realizada em Foz do Iguaçu. As provas, todas conduzidas na segunda-feira (20), envolveram equipes de seis municípios pela categoria masculina, e cinco municípios na feminina. Os sete competidores de Londrina subiram ao pódio, obtendo quatro medalhas de ouro e quatro de prata. Além disso, a equipe masculina conquistou o primeiro lugar.
Nos Parajaps 2023, a comitiva londrinense de paracanoagem reuniu os paratletas Igor Tofalini, Giovane Vieira, Anderson Benatti, Erick Farias, Henrique Pianissolli, Brenda Fernandes e Eduardo Lima. Na comissão técnica, estavam o treinador Gelson Moreira Souza e o preparador físico Vitor Hugo Loni.
Para o técnico Gelson Moreira Souza, a participação da equipe nos Parajaps foi excelente, já que todos subiram ao pódio. “Apesar dos Parajaps serem uma competição que envolve só atletas do Paraná, todos fazem questão de participar. É um evento maravilhoso, organizado com muito carinho pelo Governo do Estado e municípios parceiros”, comentou.
A equipe Iate Clube/FEL/IPEC de paracanoagem, criada em 2013, conta atualmente com 12 atletas – dez homens e duas mulheres. Todos treinam no Iate Clube de Londrina, e a equipe conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). “Temos o apoio do Feipe desde 2015, e é fundamental para o desenvolvimento do projeto”, citou Souza.
Dos paratletas que representaram Londrina, Giovane Vieira voltou para a cidade com duas medalhas – ouro na categoria VL3 (canoa) e prata no KL3 (caiaque). Pela VL3, ele percorreu 200 metros em 50seg010, e na KL3, os 200 metros foram cumpridos no tempo de 42seg093.
Praticante da paracanoagem há sete anos, Vieira participa dos Parajaps desde antes de ingressar na modalidade, quando ainda competia pela natação. “Vejo esse resultado como uma missão cumprida. A prova da canoa é a minha favorita, até porque foi nessa categoria que conquistei a medalha paraolímpica em Tóquio, então é nela que foco mais. Mas no caiaque conquistei a prata também”, comemorou.
Encerrados os Parajaps, a equipe Iate Clube/FEL/IPEC foca nos preparativos para a Copa Brasil de Paracanoagem, que será disputada em março de 2024. “A expectativa é fazer um bom índice e subir ao pódio, nessa que será a primeira competição nacional do ano e é seletiva para torneios internacionais. E, se der tudo certo, o desafio seguinte será a Copa do Mundo, disputada na Hungria e que conta vaga para os Jogos de Paris”, detalhou Vieira.
A etapa final dos Jogos Paradesportivos do Paraná, edição 2023, foi realizada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu. Ao todo, competiram mais de 2 mil paratletas vindos de 49 municípios paranaenses.
Relação de paratletas e medalhas
Ouro
Igor Tofalini – VL2
Giovane Vieira – VL3
Anderson Benatti – KL1
Erick Farias – KL2
Prata
Giovane Vieira – KL3
Eduardo Lima – KL1
Henrique Pianissolli – VL3
Brenda Fernandes – KL1