Guarda Escolar certifica mais 71 estudantes pelo projeto Guarda Mirim Municipal
Três turmas do 4° ano da Escola Municipal Claudio de Almeida e Silva participaram da formatura do projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Defesa Social em parceria com a Educação
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), realizou na manhã de quinta-feira (23), a segunda solenidade do ciclo de formaturas das escolas atendidas pelo projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) em 2023. Dessa vez, foram certificados os estudantes da Escola Municipal Claudio de Almeida e Silva, localizada no Jardim Tarobá, região sul.
Ao final da solenidade, 71 alunos de três turmas do 4° ano receberam o certificado após concluir 17 horas de atividades ao longo de quatro meses. O projeto é desenvolvido pela Defesa Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O principal objetivo é fortalecer o vínculo de confiança entre a instituição e os alunos, ajudando na formação dos cidadãos do futuro.
A diretora da Escola Municipal Claudio de Almeida e Silva, Josiane Ciquini Takeshita, contou que o projeto foi muito bem recebido pela comunidade escolar. “Várias mães vieram conversar comigo sobre a grande repercussão que teve em casa. É um projeto muito bom que trabalha os valores dos alunos. Quero também deixar registrado meus parabéns para cada formando”, concluiu.
O secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, agradeceu os familiares que foram à formatura, e deixou uma mensagem para os formandos. “Estou vendo bastante familiares presentes nessa formatura. Essa é a essência do trabalho que a gente faz. O fato de vocês virem aqui, certamente fazendo algum sacrifício em sua atividade cotidiana, é um exemplo para as crianças. Em relação às crianças, agora todos têm um compromisso. Que todos sejam exemplo para os irmãos e para os colegas dos outros anos. Levem os ensinamentos de ordem unida básica e do respeito para a vida de vocês. Quando estiverem do lado de cá ocupando uma profissão, lembrem-se das professoras. Isso só tem algum sentido se a gente puder fazer da vida da gente uma coisa boa para o nosso semelhante”, concluiu.
O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, enfatizou o desenvolvimento de cada aluno participante do projeto. “Eu estou feliz por conta do que está acontecendo aqui. Quem dera toda criança tivesse a chance de participar de um curso desse, comandado pela nossa honrada Guarda Municipal, que é exemplo para o Brasil”, pontuou.
A supervisora da Guarda Escolar, Kawanna Lima, foi a instrutora do projeto nessa escola e também comentou sobre a evolução das crianças. “É nítido como eles evoluem, desde o primeiro encontro conosco até a formatura. Tanto em comportamento, como tratar o amigo, inclusive na aprendizagem escolar. Quando a gente chegou eles não sabiam cantar os hinos, e na formatura fizeram com muita energia”, frisou.
As atividades do projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) começaram em agosto. Ao longo de quatro meses, os guardas municipais trabalharam as seguintes temáticas com os estudantes: Regras, Cidadania, Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, Bullying e Cyberbullying, Prevenção à Violência intrafamiliar, Prevenção no trânsito e Ordem unida.
Também estiveram presentes na solenidade pais e mães, responsáveis, professores; a gerente regional da Secretaria Municipal de Educação, Lucia Santos; o vereador Jairo Tamura; e o chefe de gabinete da Defesa Social, Angelo Matos.
Próximas formaturas da Guarda Municipal Mirim:
- E.M. Rev. Odilon Nocetti G. 29/11/23 às 9h (quarta-feira)
- E.M. Eurides Cunha – 30/11/23 às 9h30 (quinta-feira)