3º Simpósio de HIV-AIDS marca Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Evento abre o mês do Dezembro Vermelho, de mobilização na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza na sexta-feira (1) o 3º Simpósio de HIV-AIDS. O evento ocorre, das 8h às 18h, no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado no Hospital Universitário (HU). O simpósio marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e abre o mês do Dezembro Vermelho, que visa conscientizar a população sobre a luta contra o vírus HIV, a Aids e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O objetivo do evento é discutir e apresentar diferentes questões envolvendo o vírus do HIV, como, por exemplo, os dados epidemiológicos, os avanços no tratamento, as formas de prevenção, a testagem rápida, exposição de crianças ao vírus, além de questões éticas no processo de diagnóstico do HIV.

De acordo com a diretora de Serviços Complementares de Saúde, da SMS, Claudia Denise Garcia, datas como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS são marcas importantes para estimular a sensibilização da sociedade quanto à doenças e problemas que precisam ser debatidos. “Essas ações são formas de chamar a atenção do público, reforçar a discussão e a divulgação dos serviços de saúde prestados. Dialogar sobre a AIDS é fundamental para alertarmos sobre a doença, mostrar que a infecção por HIV ainda tem incidência significativa e está circulando, mas que pode ser evitada e há suporte para isso. A intenção é trabalhar para reduzir os casos exatamente salientando os cuidados que as pessoas precisam ter quanto ao uso de preservativos e outras formas de prevenção. Temos que manter a vigilância e propor ações educativas e de apelo público para diminuir os casos da doença”, comentou.

Programação do Simpósio – Além do encontro, também será realizada a panfletagem de material com orientações a respeito da prevenção e de infecção por HIV/Aids/IST, e orientação sobre a importância de realizar a testagem para o vírus do HIV, sífilis e hepatites B e C. Além da distribuição de preservativos e auto teste para HIV.

Essa sensibilização se dará em diversos locais no decorrer do fim de semana. Na sexta-feira (1), o trabalho será feito no Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL), nos períodos de almoço e jantar da instituição. No sábado (2), a ação se deslocará para o calçadão de Londrina (Av Paraná), e, no domingo (3), será finalizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na rua Luís Brugin, 570, zona norte da cidade.