Alunos de escola municipal da região sul produzem trabalhos sobre Justiça e Cidadania
Representantes do poder judiciário de Londrina visitam a Escola Machado de Assis nesta sexta (1º) para um bate-papo com as crianças; trabalhos de redação serão premiados com medalhas de participação

Meninas e meninos do 5º ano da Escola Municipal Machado de Assis, no Jardim Nova Esperança, região sul de Londrina, estão exercitando em sala de aula aprendizados referentes à Cartilha da Justiça. Elaborado no formato de história em quadrinhos, o material explica, de forma lúdica e divertida, como funciona o poder judiciário e o que significa ser cidadão. Após terem recebido os exemplares desta publicação no dia 20 de novembro, por meio da Vara da Infância e Juventude de Londrina, que integra o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), 60 crianças participaram de atividades sobre as temáticas tratadas e produziram cartazes e redações.
Nesta sexta-feira (1º), às 14h30, a unidade escolar receberá a visita da juíza Camila Tereza Gutzlaff e da promotora de Justiça Fabiana Pimenta Soares, ambas da Vara da Infância e Juventude, além da advogada Vanessa Zambaldi, que integra a Comissão da Infância e Juventude da OAB-PR. Elas farão um bate-papo com os alunos a fim de esclarecer quais são os seus papeis profissionais na Justiça, contar mais sobre as funções e tirar dúvidas das turmas. Além disso, farão a entrega das medalhas de participação aos autores das redações produzidas pelos estudantes a partir dos estudos da Cartilha da Justiça. A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, junto com sua equipe, também estará presente ao encontro. O endereço da escola é rua Emílio Mahler, 341 (rua dos fundos).

A entrega da Cartilha da Justiça para a Escola Municipal Machado de Assis é parte das ações do programa “Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola”, desenvolvido há 30 anos pelo Tribunal de Justiça do Paraná e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O gibi ilustrado tem como finalidade divulgar noções básicas de cidadania, funcionamento e a finalidade da Justiça aos alunos do ensino fundamental da rede pública municipal do Paraná, sendo que a essência da proposta é, sobretudo, o despertar da “cidadania”.
Nesse contexto, a ação visa contribuir para a formação de crianças que podem atuar como agentes multiplicadores de saberes, além de propiciar a integração entre as esferas da Justiça e da sociedade. De forma geral, o projeto é realizado em etapas, sendo a primeira a abordagem das cartilhas em sala de aula pelos professores, e, posteriormente, atividades e produções de trabalhos a respeito dos temas. Na sequência, os magistrados, promotores e advogados voluntários vão até as escolas para conversar com os educadores e alunos, que ainda têm a oportunidade de conhecer algum espaço público do poder Judiciário.
Entre os temas levantados pelo gibi ilustrado estão o papel do juiz, diferentes tipos de juízes e promotores, o Juizado Especial, o advogado e a Defensoria Pública, direitos e deveres dos cidadãos, Justiça e o Meio Ambiente, Cidadania e Justiça na Escola, e outros.
Segundo a juíza Camila Tereza Gutzlaff, a iniciativa tem como pilar fundamental a difusão de conhecimentos de forma facilitada e bem-humorada para as crianças poderem aprender sobre justiça, cidadania, direitos e deveres, ética, entre outros saberes. “Com este programa, e com o uso da cartilha, é feito um trabalho de conscientização sobre o exercício da cidadania, visando aproximar a Justiça das escolas públicas municipais. Mostramos como funcionam os três poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário). Os estudantes são muito interessados, querem conhecer o que são as leis, quem as produz e as competências de cada esfera de poder”, contou.
Guztlaff ainda acrescentou que o material da Cartilha da Justiça tem como trunfo a possibilidade de alcançar o público mais novo, ao transmitir as informações e trabalhá-las de forma leve e divertida. “Com essa linguagem acessível, os representantes da Justiça conseguem dialogar mais facilmente com as crianças e adolescentes, estimulando o bom aprendizado sobre temas importantes”, salientou.
A responsável pelo setor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carla Cordeiro, reforçou que a visita de amanhã (1º de dezembro) na Escola Municipal Machado de Assis será uma excelente oportunidade para os alunos entenderem ainda melhor os conteúdos que aprenderam e colocaram em prática. “A Cartilha da Justiça, feita no modelo de quadrinhos, é muito interessante e possui ilustrações e atividades de passatempo que ajudam os leitores a absorverem melhor os temas abordados. Teremos 60 alunos presentes ao encontro, sendo 30 da manhã e 30 da tarde, todos eles tendo feito uma produção de texto sobre o material, e o momento de bate-papo vai fechar essa ação de forma muito produtiva. Agradecemos à Dra. Camila e sua equipe no TJPR pela iniciativa e parceria oferecida, abrindo a oportunidade de levarmos este trabalho para o ambiente escolar”, afirmou.