Destaques

Saúde realiza 4º Encontro de Auriculoterapia

 

auriculo

Profissionais da saúde de Londrina se reúnem para capacitação em técnica chinesa complementar aos tratamentos alopáticos convencionais

 

A reunião será nesta quinta-feira (21), das 14h às 17h, no auditório da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), para o 4º Encontro de Capacitação em Auriculoterapia. A Caapsml fica na avenida Duque de Caxias, 333.

A atividade, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde desde novembro de 2013, reunirá 15 profissionais da rede pública, entre eles dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. A técnica chinesa é uma terapia semelhante à acupuntura, na qual são utilizadas sementes em pontos específicos das orelhas. O método é complementar aos tratamentos alopáticos convencionais, aqueles que utilizam medicamentos de síntese, feitos em laboratório.

De acordo com a assessora técnica da Diretoria de Planejamento e Gestão de Saúde da Secretaria de Saúde, Sônia Hutul, o encontro visa à formação dos profissionais e é uma educação permanente.

Para a capacitação do grupo é utilizada a metodologia ativa. Ela consiste na utilização de ferramentas pedagógicas com instrumentos de avaliação, acompanhamento e planejamento, todos feitos coletivamente pelos próprios profissionais. Assim, todo o processo é registrado e há avaliação periódica com feedback para analisar o percurso da implementação da técnica até o momento.

“Esses profissionais, que já estão colocando em prática o que aprendem nos encontros, voltam para trazer mais dúvidas, apresentar estudos de casos e também os resultados obtidos”, afirma Sônia. No encontro os participantes têm como tutor o médico acupunturista da rede municipal, Eduardo Shiratóri.

Em Londrina, há outras técnicas também complementares como a fitoterapia já há 12 anos, a acupuntura em implementação e a homeopatia ainda em processo de implantação. Todas essas atividades, inclusive a auriculoterapia fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), todas normatizadas pela portaria 971 de 3 de maio de 2006.  

 

Foto: Luiz Jacobs

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos