Cidadão

Secretaria de Assistência Social realiza primeira edição da Expo CRAS

Exposições realizadas nos CRAS de Londrina incluem apresentações culturais, itens de artesanato e fotografias das atividades conduzidas nas unidades em 2023

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Londrina, está promovendo neste mês de dezembro a primeira edição da Expo CRAS. Consistindo em um encerramento das ações dos CRAS em 2023, a iniciativa está sendo realizada em cada unidade de forma diferenciada, refletindo as atividades que foram conduzidas nos espaços no decorrer do ano.

Além de fotografias das ações realizadas, as mostras também apresentam materiais que foram produzidos pela comunidade atendida durante as atividades das unidades. Entre eles, estão artigos de artesanato, crochê e panos de prato, assim como produções lúdicas e documentários.

Foto: SMAS/Divulgação

Cada unidade do CRAS é responsável por organizar a sua própria exposição, e alguns dos espaços também estão promovendo apresentações culturais, envolvendo artes como o teatro e a música, através dos grupos de convivência.

As exposições tiveram início na terça-feira (5), no CRAS Centro B, e na última quarta-feira (6) foram promovidas nos CRAS Leste e Oeste A. Na semana que vem, as ações serão nos CRAS Sul B e Oeste B, na quarta-feira (13); CRAS Sul A, no dia 14; e CRAS Norte B, em 15 de dezembro.

A programação se encerra com as atividades do CRAS Norte A, no dia 19, e do CRAS Centro A, no dia 20.

Conforme a gerente de Gestão de CRAS, Solange Aparecida de Oliveira, o objeto da exposição é mostrar todo o trabalho que foi produzido ao longo deste ano pelas famílias atendidas nas unidades.

Foto: SMAS/Divulgação

“O público-alvo são as famílias atendidas pelas ações dos Centros de Referência da Assistência Social, e as unidades também estão proporcionando para elas momentos de confraternização. Mas além disso, essas ações também são voltadas às pessoas que frequentam ou buscam atendimento nos CRAS, para que elas conheçam melhor a atuação e os resultados desses serviços”, disse Oliveira.

Benefícios para as famílias – Em 2023, as equipes dos CRAS desenvolveram oficinas de diversas linguagens, em conjunto com o Programa Movimenta CRAS, conduzido em parceria com o Instituto Leonardo Murialdo. Houve ações de contação de histórias, teatro, jogos e brincadeiras, esporte, dança, música e arte, autocuidado, diálogo, poesia falada e habilidades de expressão manual, entre outras.

Através dessas ações, é possível proporcionar a convivência familiar e comunitária, oportunizando novas vivências aos diferentes membros das famílias, nos seus diferentes ciclos de vida. Isso contribui para o reconhecimento dos direitos sociais e desenvolvimento da autonomia, do protagonismo e das possibilidades de intervenção na vida social.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos