Usuários das unidades do CRAS e Serviços de Conivência fazem passeios natalinos

Os passeios na Carreta Fabulosa serão oferecidos uma vez ao dia, com uma edição por dia, sempre às 18h; a iniciativa é fruto de parceria entre a SMAS, Codel e a empresa JR Cantoni

Nesta época de Natal, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) vai oferecer passeios natalinos para as crianças, adolescentes, adultos e idosos que são atendidos nas unidades dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os passeios, que começam nesta terça-feira (12) e estão programados para todo mês de dezembro, serão disponibilizados de segunda a sexta-feira, uma vez ao dia, sempre às 18h.

Os passeios serão no ônibus da Carreta Fabulosa e, na sequência, os participantes vão conferir de perto a árvore de Natal instalada no Lago Igapó II, percorrendo a passarela com entrada na Rua Joaquim de Matos Barreto. Essas atividades são oferecidas por meio de uma parceria da SMAS, via CRAS, SCFV e Programa Movimenta CRAS, com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e a empresa JR Cantoni.

O objetivo dessa iniciativa é proporcionar uma ação intergeracional de convivência social. Para a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal, os passeios têm uma grande importância para toda a SMAS. “É uma atividade que visa a convivência familiar e comunitária, celebra o final de ano de uma forma gostosa e divertida, e também reforça que a população vulnerável também pertence a cidade”, explicou.

A SMAS será responsável por transportar o público no micro-ônibus próprio da Secretaria e ônibus contratados pelo Movimenta CRAS. Para participar dos passeios, os usuários devem se encontrar no seu CRAS ou no SCFV de referência às 16h30 ou, dependendo da região, às 15h. A saída do transporte está programada para 17h e o passeio inicia na Avenida Higienópolis, 2.100.

Em cada dia de excursão, são esperadas de 50 a 120 pessoas. Nessa terça (12), 40 crianças e adolescentes do SCFV Guarda Mirim devem participar do primeiro passeio natalino. Na quarta-feira (13), estão agendadas cerca de 70 crianças e idosos do CRAS Oeste A e SCFV Guarda Mirim. Já nos dias 19 e 21, a Carreta Fabulosa está reservada exclusivamente para o público do CRAS Centro A e Norte B, e são previstas 120 pessoas nesses dois dias.

O ônibus da Carreta Fabulosa tem capacidade máxima para 120 pessoas, sendo 24 sentadas e 96 em pé. O veículo é iluminado com cores coloridas e aberto nas laterais para todas as pessoas sentarem e verem o passeio, que tem duração de 30 à 40 minutos. A excursão inclui performances de quatro personagens dançantes: Fofão, Luigi (irmão do Mário), Chaves e Kiko.

Confira a programação dos passeios natalinos:

12/12 – SCFV Guarda Mirim

13/12 – CRAS Oeste A e SCFV Guarda Mirim

14/12 – CRAS Norte A

15/12 – CRAS Oeste B

18/12 – CRAS Norte B

19/12 – CRAS Centro A e Norte B

21/12 – CRAS Centro A e Norte B

22/12 – SCFV Meprovi

28/12 – CRAS Leste

Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina