Região sul ganha espaço cultural
Centro de Comunicação e Cultura visa incentivar e capacitar os moradores da região a realizarem projetos de comunicação comunitária. Iniciativa é patrocinada pelo PROMIC
Os moradores da região sul de Londrina contarão com um espaço cultural a partir deste sábado (30), quando haverá a inauguração do Centro de Comunicação e Cultura. O evento ocorrerá às 10 horas, na sede do centro, localizado à Rua Ivone Freitas Lopes, 236, no Conjunto Saltinho.
O objetivo do espaço é oferecer oficinas e atividades de comunicação popular e comunitária aos moradores da região. As oficinas – que serão ministradas por profissionais das respectivas especialidades – darão aos participantes a oportunidade de aprender mais sobre as áreas de fotografia, redação jornalística, locução, radiojornalismo, produção de vídeos e redes sociais. “A meta é formar um núcleo de comunicação”, explicou a idealizadora do projeto e membro do Conselho Municipal de Cultura, Maria Inês Gomes.
Iniciativas conjuntas
A região sul de Londrina tem se destacado nos últimos anos por suas iniciativas culturais. Os 30 bairros da região são representados nesta área pelo Conselho de Cultura da Região Sul, que tem membros no Conselho Municipal de Cultura. O Jornal Sul, que agora passará a ser produzido pelo Centro de Comunicação e Cultura, já é publicado há seis anos. O impresso é produzido pela Associação de Democratização da Comunicação (Adecom), também da região. A Adecom foi a proponente do projeto do Centro de Comunicação e Cultura junto ao Promic.
Maria Inês Gomes, que idealizou o Centro de Comunicação, é socióloga, com especialização em Comunicação Popular e Comunitária, e trabalha há anos neste campo. Entre 2004 e 2007, editou o jornal “Infância”, publicado pelo Fórum das Entidades de Londrina.
Segundo Maria Inês, a ideia do projeto é dar enfoque à cultura local, assim como democratizar o acesso aos meios de comunicação. “É um espaço criado para dar vez e voz à cultura da região sul. Assim como a saúde e a educação estão presentes nos bairros por meio das unidades básicas de saúde e escolas municipais, a cultura também precisa estar próxima dos cidadãos”, frisou Maria Inês.
Inscrições
As oficinas do Centro de Comunicação e Cultura serão realizadas entre setembro e outubro, sendo que a produção deverá ser veiculada entre novembro e dezembro. As inscrições para participar do projeto estão abertas até 15 de setembro, e podem ser feitas pelo email jornalsul@yahoo.com.br ou pelos telefones 3064-0002 e 8412-7487.




