Orquestra de Metais faz concerto de Natal no Bosque Central nesta quarta-feira (13)
A apresentação começa às 19h e vai trazer diversos sucessos do cenário musical; o evento é gratuito

Nesta quarta-feira (13), às 19h, o Bosque Central Marechal Cândido Rondon recebe a Orquestra de Metais de Londrina para um concerto natalino. O espetáculo gratuito, com duração de uma hora e meia, terá 40 musicistas que irão apresentar diversas músicas em instrumentos de metais, percussão e madeira.

O repertório musical varia entre diversos gêneros musicais. A Orquestra vai começar a apresentação tocando a Marcha Rule Britannia, como uma homenagem para a cidade de Londrina, seguindo por uma fantasia, que é a junção de duas ou mais músicas em uma única só, das músicas Jingle Bell Forever e The Stars and Stripes Forever. A performance vai seguir com músicas populares brasileiras de grandes intérpretes, como Djavan e Tim Maia, e logo depois o concerto trará canções internacionais, como o grupo ABBA, finalizando com outros sucessos do MPB, sertanejo e músicas natalinas.
O maestro da Orquestra de Metais, José Goulart, também conhecido como sargento Goulart, explicou que serão apresentadas oito peças musicais. “Vamos apresentar o que há de melhor no cenário nacional e internacional, além dos clássicos de Natal. Tenho certeza que todos que estiverem lá prestigiando o concerto vão gostar muito”, disse.
A performance desta quarta-feira (13) faz parte da turnê “Série Música nos Parques”, que inicia oficialmente em fevereiro de 2024. A turnê tem o objetivo de levar música para os parques de Londrina, como Jardim Botânico, Lago Igapó e Parque Municipal Arthur Thomas.
Para o produtor executivo da Orquestra de Metais, Leirton Marques, esse concerto se trata de uma aproximação da população com o grupo. “Em 2021, praticamente no auge da pandemia, quando houve alguma flexibilidade por parte do governo, nós conseguimos cumprir um cronograma de concertos em cima de um palco que percorreu as ruas da cidade para as pessoas assistirem da janela de casa ou da porta. E ficamos na memória de muitos londrinenses por causa dessa ação inédita. A expectativa é se aproximar cada vez mais da cidade de Londrina e, com o apoio do Promic, a ideia é que a gente possa aprimorar o que temos feito e nos consolidar como a melhor do Paraná e a melhor do Brasil”, explicou.
A Orquestra de Metais teve início em 2021, ficou em hiato por um ano e está de volta em 2023. Conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A orquestra é bicampeã paranaense de banda musical de concerto pela Liga Paranaense de Bandas e Fanfarras (LPBF) na modalidade em orquestra de concerto e campeã de banda musical de marcha pela Liga Paranaense 2023.
Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.