“Homens e máquinas na pista. Trabalhando”
Sem contar a pavimentação e recape de ruas (foram mais de 40 km de asfalto), obras avançam na ampliação de avenidas e nas edificações da Saúde
O projeto Londrina Pra Frente mantém quatro obras importantes para melhorar o trânsito, para facilitar o comércio e o transporte coletivo. Na duplicação e ampliação da avenida Angelina Ricci Vezozzo são executadas obras de arte, drenagem, galerias e pontes sobre os ribeirões Lindoia e Quati. Essas obras já começaram e são consideradas de infraestrutura e antecedem a obra definitiva.
Na avenida Antonio de Carvalho Lage Filho estão em execução a drenagem e a terraplenagem e começam as obras de arte e escoadouro de águas pluviais. Concluída, esta avenida vai facilitar o trânsito ao ligar bairros da Zona Norte com a rodovia Celso Garcia Cid (enquanto a avenida Angelina Ricci Vezozzo avança no sentido da BR-369).
A duplicação da avenida Castelo Branco, após estudos técnicos, começa com drenagem na altura do lago Igapó – 3. Começam também as obras de arte especial e obras de arte corrente. Antes do início da duplicação, a Castelo Branco ganhará duas pontes, uma sobre o córrego Rubi e outra sobre o lago. Uma dessas pontes – para o perímetro urbano – é considerada de médio para grande porte: terá 22 metros de vão (termo da engenharia civil para designar a distância entre dois apoios).
Na avenida Mábio Palhano, um cuidado especial com as minas de água. No local, onde será construída uma das duas pontes para substituir as atuais, há nascentes. O secretário de Obras Walmir Matos diz que “nascentes de rios merecem o maior cuidado para que não sejam soterradas”. Construídas as pontes, as galerias e obras de arte, começa a ampliação propriamente dita da avenida. Por último, virá a sinalização.
Na Saúde
Além das Unidades Básicas de Saúde já concluídas e/ou reformadas e entregues à população, está em andamento a construção de mais quatro Unidades Básicas de Saúde (Milton Gavetti, Vista Bela, Campos Verdes e Guanabara) e uma Unidade de Pronto Atendimento, a UPA da avenida Leste-Oeste.
Fotos: N.Com