Destaques

Mostra MiniDOBRA traz exposições e show ao Grafatório neste sábado (16)

A versão reduzida do Festival DOBRA de Arte Impressa terá a participação de sete expositores, entre outras atrações, na Vila Cultural Grafatório a partir das 16h

A fim de estreitar os laços com produtores de artes gráficas e entusiastas, o Grafatório, coletivo cultural sem fins lucrativos responsável por fomentar a cultura das artes gráficas na cidade de Londrina, irá realizar, neste sábado (16), a terceira e última edição deste ano da mostra MiniDOBRA.

Conhecido por ser uma versão pocket do Festival DOBRA de Arte Impressa, o evento será realizado na Vila Cultural Grafatório, localizada na rua Mossoró, 483, Centro, das 16h às 22h. A programação está repleta de arte, talento, oficina, shows e outras ações.

Divulgação

A abertura será a partir das 16h, com lançamento do livro “Molhados & Escorregadios”, da poeta londrinense, Layse Barnabé de Moraes. Na ocasião, os presentes poderão desfrutar de um bate papo com a autora, leitura de poemas e sessão de autógrafos.

Logo após a abertura, o público poderá aproveitar o show com o artista, Vitor Wutzki, músico de Campinas, que se apresenta executando composições autorais e poemas musicados de Nanao Sakaki, poeta japonês que foi publicado pela Grafatório Edições em setembro deste ano.

O público também poderá aproveitar as bebidas do Bar About, além de apreciar a Feira de Arte Impressa e os sete expositores disponíveis, sendo eles, Foite (CWB), com suas serigrafias; o catálogo atualizado do Grafatório Edições; as produções do Mãos Sujas Impressos Clube; bolsas, camisetas, calendários, cartazes e outras peças gráficas do Mii Studio; os cadernos da Levemeleve e os trabalhos dos projetos Ponta Impressa e o projeto Ver Rever Transcrever.

Segundo o membro do Grafatório, Felipe Melhado, a demanda pelo Festival DOBRA de Arte Impressa se tornou crescente havendo a necessidade de ter eventos durante o ano. “Nós realizamos anualmente o Festival DOBRA de Arte Impressa, um festival no qual o assunto principal é uma feira de arte impressa, mas também há shows, oficinas, exposições e uma série de outras atividades. O objetivo principal é promover o intercâmbio entre os produtores de artes gráficas e entusiastas. Por conta da demanda, resolvemos fazer essas edições pocket chamado de MiniDOBRA com poucos expositores, reduzidas em um dia só, para ter outros momentos de troca ao longo do ano e suprir a demanda que ficava contida na ação anual”, contou.

Fazendo Serigrafia no Foite – Na sexta (15), das 14h às 19h, e no sábado (16), das 9h às 13h, o design gráfico, Rafael Ancara, responsável pelo projeto Foite, irá ministrar a oficina “Fazendo Serigrafia no Foite” a fim de compartilhar com os participantes técnicas serigráficas não ortodoxas.

Ancara é professor e pesquisador e, nos últimos anos, tem se dedicado às artes gráficas com o projeto Foite onde tem explorado a serigrafia como técnica de expressão para impressos independentes, seja para sua produção própria ou nas colaborações com artistas e produtores independentes.

A mostra MiniDOBRA e a Vila Grafatório contam com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos