Coleção de produtos da Economia Solidária é opção de presentes para o Natal
Ainda é possível adquirir uma série de produtos como panetones, chocotones, biscoitos, doces, itens de vestuário e decorações de Natal

Com uma vasta diversidade de itens alimentícios, artigos de artesanato, costura, enfeites, serviços de beleza e outros atrativos, o Programa Municipal de Economia Solidária continua oferecendo ao público londrinense, e aos visitantes da cidade, opções de presentes e lembranças natalinas neste fim de ano. A tradicional coleção de produtos de Natal reúne trabalhos desenvolvidos pelos empreendimentos econômicos que compõem a iniciativa, sendo uma forma de fortalecer os grupos de trabalho, valorizar os seus ofícios e potencializar as vendas nesse período do ano. Além disso, a campanha também incentiva a população a adquirir e consumir produtos locais comercializados com preços acessíveis. O Programa Municipal de Economia Solidária é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Cáritas Arquidiocesana de Londrina.
Vendida em diferentes pontos da área urbana da cidade (ver lista completa abaixo), a linha natalina da iniciativa reúne alimentos como panetones, chocotones, biscoitos, doces decorados e chocolates. Os artigos de artesanato e costura contemplam decorações de Natal, acessórios, artesanato e moda para casa, vestuário adulto e infantil, lembranças de Londrina e acessórios como semijoias e bolsas (mais detalhes ao final da matéria). Ainda há atendimentos de serviços de beleza feminina, incluindo manicure, pedicure, cabelo e cílios.
A comercialização dos itens de Natal segue os princípios solidários que marcam o desenvolvimento dessa política pública, que são preço justo, valorização do saber do trabalhador ou trabalhadora, a geração de trabalho e renda, e o respeito com a diversidade. Toda a renda que é fruto da comercialização dos produtos é revertida 100% para os artesãos que integram os grupos solidários do programa.

Um dos espaços de venda e divulgação é o Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura, localizado na avenida Rio de Janeiro, 1.270, Centro. Os atendimentos no local ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Outro ponto é a Casa da Economia Solidária Café e Arte, que fica na rua Professor João Cândido, Praça 7 de Setembro, Centro, atendendo nos mesmos dias e horários.
Estes dois locais irão funcionar até esta sexta-feira (22) e estarão fechados no fim de semana e também no Natal, próxima segunda-feira (25), retomando os atendimentos na terça (26).
Já a Feira da Economia Solidária, realizada no Calçadão de Londrina, desde o dia 15 de dezembro, está com expositores trabalhando durante esta semana até sábado (23), das 9h às 17h. É uma oportunidade para o público poder conhecer e adquirir os produtos natalinos no fim de semana em um espaço ao ar livre de grande circulação. Neste ponto do Calçadão, na altura entre a rua Professor João Cândido e avenida São Paulo, são vendidos apenas os itens de artesanato em geral, sem incluir os produtos alimentícios.
E, no prédio da Prefeitura de Londrina, funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, o Café Pé Vermelho, cantina que reúne empreendimentos da Economia Solidária comercializando uma série de alimentos. Nesta sexta-feira (22), especificamente, o espaço terá funcionamento das 10h às 13h, por conta do expediente alterado no prédio da Prefeitura para este dia, das 8h às 14h.

Além de comidas salgadas e bebidas, o Café Pé Vermelho nesse período está vendendo bolachinhas, panetones, chocotones e itens de decoração em crochê.
A coordenadora da equipe que desenvolve o projeto de Inclusão Produtiva da Economia Solidária, Soraya Garcia, informou que nos períodos comemorativos como Dia das Mães, Páscoa e Natal há um incremento considerável nas vendas, chegando a aumentar em mais de 50% o quantitativo das vendas mensais regulares. “O projeto que desenvolvemos acompanha mensalmente o trabalho e as vendas dos empreendimentos do programa, e observamos este aumento significativo, sendo o Natal um desses momentos de maior retorno financeiro e ampliação da divulgação. Ainda não temos um balanço mais detalhado neste mês, mas com base no ano anterior, as vendas nas lojas e feiras da Economia Solidária, em dezembro, aumentaram cerca de 56% em relação a novembro”, detalhou.
De acordo com Garcia, esta ampliação de 56% engloba a somatória de vendas do Centro Público de Economia Solidária, Casa Café e Arte e as feiras descentralizadas do programa. “As pessoas acompanhadas por nós sempre têm grande expectativa para essa época do ano. Agora, em 2023, tem sido muito positivo o trabalho e rendimento dos grupos, assim como nos anos anteriores. A procura do público é boa e os atendimentos para o Natal prosseguem até este fim de semana”, enfatizou.
Pontos de venda do Natal da Economia Solidária 2023
- Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura
Rua Rio de Janeiro, 1270 – Telefone (43) 3378-0577
Segunda a sexta, das 9h às 17h
- Casa da Economia Solidária Café e Arte
Rua Prof. João Cândido, Praça 7 de setembro – Centro
Tel (43) 3378-0423
Segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h
- Café Pé Vermelho
Prefeitura Municipal de Londrina
Na sexta (22/12) funcionará até as 13h.
Dias normais: segunda a sexta, das 10h às 18h.