Destaques

Vozes dos distritos

distritos.NPP

Após mais de uma década, Guaravera e São Luiz voltam a contar com administradores distritais. Os de Lerroville e da Warta atuam desde meados de fevereiro

Identificar as dificuldades enfrentadas nos distritos e levá-las para a administração é o papel principal dos administradores distritais de São Luiz, Marcos Antônio de Paulo, e Guaravera, Elizete Ramirez Ceciliano, recentemente nomeados pelo prefeito Alexandre Kireeff. Eles se juntam a Amaury Plath e Jair Rogério Cupini, que exercem a função, desde fevereiro, nos distritos de Lerroville e da Warta, respectivamente. Seja veterano seja calouro, é uniforme entre os administradores distritais que disseminar entre os conterrâneos o orgulho de pertencer às comunidades é condição básica para o avanço dos distritos.

“Os distritos estavam largados, há muitos anos sem representantes junto ao poder público. A presença dos administradores distritais diminui a distância (dos distritos) para o poder público. O prefeito Kireeff acertou em cheio ao resgatar a figura do coordenador distrital”, analisa o administrador de Lerroville, Amaury Plath, ciente da responsabilidade de ser “os olhos da administração no distrito e a voz da comunidade junto ao prefeito”.

    
Posição semelhante a de Jair, da Warta, que ressalta a importância de compartilhar a administração distrital com a comunidade. “Para o desenvolvimento do lugar onde nascemos é fundamental a união de forças. Na Warta, além do respaldo do município, trabalhamos para multiplicar a participação de todos”, afirma.

 

São Luiz

 

Marcos Antônio de Paulo é um genuíno representante do distrito de São Luiz. Nascido há 40 anos no sítio da Santa Luzia, na estrada da Água da Marrequinha, o agora administrador distrital é também presidente da distritos.N2Associação de Pais e Mestres e do Conselho da Escola Municipal Francisco Aquino Toledo; integrante da comissão organizadora da tradicional Festa do Café e do Frango; presidente do Comitê que fiscaliza o transporte escolar do município; além de presidente e meio-campista do São Luiz Futebol Clube.  

 

Honrado pela oportunidade e pelo voto de confiança, Marcos Antônio irá acompanhar de perto a situação das estradas, das pontes, dos prédios públicos, avenidas, ruas e praças, bem como dos serviços prestados pelo município e pelas terceirizadas em São Luiz. “Com os dados, irei elaborar relatórios e encaminhá-los para o prefeito”, frisa o administrador distrital, que irá trabalhar, entre outros objetivos, para melhorar as condições das estradas rurais, da moradia e da saúde no distrito. Para isso, Marco Antônio interrompeu as atividades profissionais de agricultor e motorista para se dedicar exclusivamente à nova função.  

 

Guaravera

 

“Um dos grandes desafios é evitar o êxodo rural”, afirma a administradora distrital de Guaravera, Elizete Ramirez Ceciliano. Para o sucesso dessa empreitada, ela acredita que melhorar as condições de vida nos distritos é a solução. Emprego, transporte e moradia, segundo Elizete, são as áreas mais sensíveis distritos.N3atualmente em Guaravera.

 

Na saúde, de acordo com Elizete, os serviços prestados pelos profissionais na recentemente reformada Unidade Básica de Saúde têm suprido as necessidades mais urgentes. “É uma equipe muito boa. Entre outros, são dois médicos e dois enfermeiros chefes, não podemos reclamar”. Ainda assim, Elizete reforça que o sonho dos moradores é uma unidade de saúde 24h.

 

Elizete tem 45 anos, todos vividos em Guaravera. Integrou por oito anos a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal John Kennedy e por quatro anos foi coordenadora de catequese.

Fotos: N.com      

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos