Destaques

Projeto “Musicando na Escola” faz Concerto Anual

musicando.na.escola

 

Um total de 100 alunos, de cinco escolas municipais da cidade, estarão presentes. Projeto conta com patrocínio do Promic

O  Concerto Anual do projeto “Musicando na Escola” será  no próximo domingo (5), no  Shopping Com-Tour, na avenida Tiradentes, 1.241. O evento tem entrada gratuita  e conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Durante o evento serão apresentadas músicas clássicas, mas também algumas composições populares. De acordo com a coordenadora do projeto, Nicole Bergamo serão apresentadas mais de 15 canções, dentre elas músicas compostas para violino, violoncelo, flauta doce além de orquestra e coral. Um total de 100 alunos de cinco escolas municipais da cidade.

Participam do “Musicando na Escola”, alunos da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, do Conjunto Cafezal, na região sul, Escola Municipal Profª. Ruth Lemos, do Conjunto Luiz de Sá, na região norte, Escola Municipal Profª. Maria Tereza Meleiro Amâncio, do Jardim Santa Rita, na região oeste. Até o momento, cerca de 1.000 estudantes já participaram do projeto.

Projeto leva mais cultura às escolas

O projeto Musicando na Escola é dirigido a alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. No início do ano são sorteadas em cada escola um total de cinco vagas e cinco são reservas para as diferentes oficinas. Após os sorteios os alunos começam a ter aulas no contraturno escolar. São aulas de estudo do violino, violoncelo, estruturação musical, música de câmara, prática de orquestra, musicalização, flauta doce, treinamento didático instrumental e canto coral.

O projeto é coordenado por Regina Maria Grossi Campos, Andréa de Melo e Nicole Bergamo Guimarães. O corpo docente é formado por  Márcia Gehring, Liliam Grossi Hasuda, Rose Andréia Castanho Mendes Ferreira e Priscilla Alves de Souza. O trabalho conta também com a colaboração dos monitores Leonardo de Oliveira, Bruna Natali de Andrade Simão e Karina Aparecida de Souza Hirai.

Em 2006 o projeto foi escolhido entre as melhores iniciativas do país em tecnologia cultural pelo Ministério da Cultura, por meio do concurso “Prêmio Cultura Viva”, e em 2012 obteve o Prêmio “Nossa Gente de Londrina” promovido pelo Jornal de Londrina. De acordo com a professora e uma das coordenadoras do projeto, Nicole Bergamo, os alunos recebem todo o apoio para aprenderem a tocar profissionalmente o instrumento que escolheram. “Nós temos alunos que após participarem do projeto, continuaram a carreira na música e hoje já tocam profissionalmente em outros grupos, ou mesmo por conta própria em festas e casamentos.”

A coordenadora ressalta a importância do patrocínio do Promic. “O programa municipal é fundamental na manutenção de projetos como este, pois todos os instrumentos necessitam de regulagens anuais que não são baratas e ainda há a contratação do professores. E além disso estamos dando a oportunidade a crianças que nunca imaginariam tocar um instrumento como o violino, por exemplo.”

A iniciativa ainda tem apoio da Secretaria Municipal de Educação, Igreja Batista do Cafezal, Paróquia Santa Cruz, Paróquia São Judas Tadeu, Festival de Música e Casa de Cultura da Uel.

 

Foto divulgação

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos