Cidade

Prefeitura e pioneiros de Londrina recebem homenagem da UEL

Vice-prefeito e secretária de Educação foram homenageados durante aniversário de 43 anos da universidade e de 80 anos da cidade

aniversario.UEL.VPComo forma de reconhecimento aos 80 anos da cidade e à dedicação das famílias pioneiras de Londrina, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) homenageou na manhã de hoje (7) o vice-prefeito Guto Bellusci, que representou a cidade e a secretária municipal de Educação, Janet Thomas. A solenidade também marcou a comemoração dos 43 anos da universidade.

Durante o evento, como tradição, os homenageados plantaram a 43ª muda da árvore símbolo da UEL, a Peroba. A solenidade foi no Bosque Perobal, no campus universitário. O vice-reitor Ludoviko dos Santos explicou que o plantio tem dois motivos principais: um ecológico e outro simbólico.  “O primeiro é ecológico, porque para ser construída a universidade as Perobas foram cortadas, então o fato de plantarmos todo ano uma peroba é para resgatarmos isso. Além disso, é um fato simbólico. A Peroba é uma árvore que cresce lentamente, mas tem grande robustez, como nossa universidade”, disse.

Para a secretária municipal de Educação e neta de um dos pioneiros da cidade, o Mister Arthur Thomas, a homenagem da universidade é bastante válida, porque é uma forma de relembrar e registrar a colonização de Londrina. “O estilo inglês de colonizar é muito importante. Ele representa a Companhia de Terras Norte do Paraná, a divisão de terras em lotes menores que permitiu que a colonização da cidade desse certo. Permitiu que mais pessoas adquirissem esses lotes e despertou o interesse dos colonizadores ingleses, japoneses, alemães e italianos. É uma mistura muito rica”, ressaltou Janet Thomas.

Já o vice-prefeito falou sobre a importância de investir no crescimento de Londrina. “Estamos trabalhando para recolocar Londrina em destaque entre as cidades mais desenvolvidas do Brasil. Temos um grande desafio na área industrial, que será possível só com o trabalho colaborativo e é o que estamos construindo com as entidades de classe, universidade, governo estadual e governo federal. Desde sua colonização até hoje Londrina continua encantando as pessoas.”

Sobre a universidade

A Universidade Estadual de Londrina foi reconhecida oficialmente em 1971, por meio do Decreto 69.324, do Ministério da Educação. Em 1970, o governador do Paraná, Paulo Pimentel, assinou o decreto de criação da universidade, sob o formato jurídico de fundação. Ela é a 5ª melhor universidade estadual do Brasil e a 64ª da América Latina, de acordo com os rankings RUF e QS.

Foto: Vivian Honorato

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos