Cidade

Crianças de Londrina estudam passado e presente da Rua Sergipe

Escola Municipal San Izidro levou alunos do quarto ano para realizar uma pesquisa didática que foi destaque na revista de circulação nacional Nova Escola

 

Um dos principais patrimônios de Londrina, ponto comercial histórico que pulsa no coração da cidade, a Rua Sergipe foi objeto de pesquisa de crianças do 4º ano da Escola Municipal San Izidro, que fica no Jardim San Fernando, região leste. Cerca de 60 alunos desenvolveram uma atividade didática para estudar e conhecer melhor a história e características desta importante via pública. O projeto foi idealizado pelas professoras Rachel de Lima, Priscilla Garcia e Izis Macias e desenvolvido em parceria promovida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) com estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).  A ação da escola londrinense, que foi destaque na publicação de setembro da revista de circulação nacional Nova Escola (ano 29, nº 275), terá continuidade com outras turmas que estudarão sobre Londrina até o final do ano.

A atividade oportunizou aos alunos conhecer o passado da Rua Sergipe e compará-lo a seu estado presente, sendo abordados diversos aspectos além da parte arquitetônica, como a identidade cultural, noção de patrimônio, questões humanas e relações sociais que permeiam o cotidiano do lugar. A professora Izis Macias conta que, antes de ir a campo, as crianças foram orientadas e coletaram materiais – fotos, documentos e objetos – do município com pais e familiares mais velhos, além de pegar depoimentos deles a respeito da região. Tudo isso foi debatido em sala com o apoio de jornais antigos, livros e exibição de documentários e reportagens sobre Londrina, para que os garotos e garotas percebessem, de forma ampla, a evolução cultural e estrutural do espaço urbano.

Conhecendo a Sergipe

Após a fase inicial de análise, os alunos repetiram a atividade de pesquisas e conversas com pessoas próximas de mais idade, dessa vez focados diretamente na Rua Sergipe. A partir daí, foram para fora da escola visitar a rua e fazer as devidas comparações, observações e análise de tudo o que já tinham estudado em sala anteriormente. Descobriram, então, que Londrina é uma cidade jovem, prestes a completar 80 anos, e que teve sua identidade cultural forjada com o pioneirismo de imigrantes ingleses, franceses, japoneses, entre outros que influenciaram seu desenvolvimento.

Aproveitaram para conhecer comércios antigos do local e conversar com donos de estabelecimentos tradicionais e pessoas que utilizam a via ou nela trabalham. “O contato e a vivência das crianças com o passado da cidade foi motivadora, um trabalho bem prazeroso e enriquecedor para os alunos. Eles puderam entrevistar várias pessoas e conhecer mais sobre a história de um lugar importante em Londrina”, afirmou Izis.
Continuidade na escola

As pesquisas desenvolvidas na Rua Sergipe estão servindo de base para outras turmas da escola San Izidro. A prática extraclasse rendeu um acervo com exposições de fotos, maquetes, documentos e diversos materiais que servirão de base para novas atividades que serão desenvolvidas pelos alunos da escola neste segundo semestre. De acordo com a professora e auxiliar de supervisão Adriana Haruyoshi Biason, as turmas do quarto ano sempre estudam sobre Londrina nas disciplinas de história e geografia e fazem trabalhos de pesquisa fora da sala de aula. “Este contato com locais da cidade que fazem parte da realidade e rotina das crianças é interessante neste processo de compreensão delas sobre a cidade onde vivem. Até o final do ano, levaremos mais turmas para fazer este tipo de atividade”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos