Cidade

COMPAZ e Prefeitura realizam fiscalização pelo desarmamento infantil

Ação é baseada em lei municipal que proíbe a venda de armas de brinquedo; iniciativa londrinense tem inspirado outros estados

Nesta quarta-feira (8), membros do Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ) realizarão, juntamente com fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda, uma fiscalização que tem por objetivo coibir a venda de armas de brinquedo em lojas da região oeste de Londrina. A ação atende à lei municipal nº 9.188, que desde 2003 proíbe a venda deste tipo de brinquedo na cidade. É o quarto ano consecutivo que a fiscalização acontece na semana do dia das crianças, em uma parceria entre o COMPAZ e a Secretaria de Fazenda.

 

De acordo com o conselheiro do COMPAZ e coordenador do Movimento Londrina Pazeando, Luis Galhardi, o objetivo da fiscalização é transformar a cultura de violência representada pelas armas de brinquedo em uma cultura de paz. “Brincar com violência é educar para a violência. Queremos levar as pessoas a refletirem o porquê de se estimular uma criança a brincar com uma arma de brinquedo”, diz Galhardi.

 

A lei que proíbe a venda de armas de brinquedos em Londrina foi pioneira no país, e inspirou o Distrito Federal e o Estado de São Paulo a elaborarem leis semelhantes, que já estão em vigor. No Paraná, um Projeto de Lei de autoria do deputado Luiz Eduardo Cheida prevê a proibição do comércio deste tipo de produto em todo o stado. Outro Projeto de Lei, da deputada Erika Kokay do Distrito Federal, sugere a proibição em todo o país e está em tramitação em Brasília. “É um projeto londrinense que tem inspirado o país todo”, diz o coordenador do Londrina Pazeando. 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos