Vila Cultural Barracão Tangará promove 5° Rolê Vegano neste sábado (24)
Evento gastronômico e cultural busca trazer debates acerca da sustentabilidade e veganismo

O 5° Rolê Vegano de Londrina será realizado neste sábado (24), na Vila Cultural Barracão Tangará (Rua Augusto Severo, 544, Bairro Aeroporto). O evento tem como objetivo apresentar um estilo de vida mais saudável e promover a visibilidade dos produtores locais ativos no segmento do veganismo. As atividades irão das 11h às 18h e, além da comercialização de produtos veganos, a ação contará com a exposição de peças artísticas.
O projeto foi idealizado em dezembro de 2022, pela fundadora do Empório Veganizando, Cíntia Sevaux. Desde seu início, a fim de promover a sustentabilidade e um estilo de vida consciente e livre da crueldade animal, a iniciativa teve como proposta norteadora o veganismo.
De acordo com Sevaux, a importância de realizar esses eventos para a comunidade londrinense está no fato de que essas ações mostram que o veganismo pode ser prático e descomplicado. “Além disso, elas fortalecem a economia local, valorizam os pequenos negócios e apoiam aqueles que também lutam por um mundo mais justo e livre de exploração”, salienta.
Ao todo, o evento gastronômico e cultural reunirá 30 expositores. Dentre os itens comercializados, o Rolê Vegano reunirá pães artesanais, pratos e doces veganos, artesanatos, artigos de cosméticos, produtos para massagens, ilustrações artísticas, adesivos e zines (revistas independentes).
O Rolê Gastronômico ainda contará com uma iniciativa em prol da causa animal, com a participação do Projeto Gatos de Luz, que dá assistência a mais de 40 gatinhos de rua, por meio do apadrinhamento.
Um dos produtores locais que estarão presentes é a Hana Ume – Alimentação Inclusiva, empreendimento que busca trazer a alimentação inclusiva à comunidade londrinense por meio da produção de alimentos sem glúten e lactose.
Concebida em 2006, a empresa surgiu com a necessidade de trazer opções sem glúten e lactose que fossem saborosas, já que não havia tantos alimentos e debates sobre essas questões na época. Durante o evento, as empreendedoras oferecerão um cardápio variado, com alimentos veganos e sem glúten, granola com melado, granola salgada, cookie de chocolate com nuts, brigadeiros com recheio de cereja ou nozes pecan, coxinha de morango, quiche de palmito e pastel de cabotiá com shimeji.
A sócia idealizadora do Hana Ume – Alimentação Inclusiva, Evelyn Koga, salientou a importância que o Rolê Vegano possui em promover um debate de informações acerca da alimentação. “A disseminação de informações referentes à alimentação é sempre importante. Além do mais, a alimentação vegetariana ou vegana, especialmente quando não inclui glúten, torna-se mais desafiadora e provoca olhares e questionamentos. Será que é bom? É mais saudável?”, destacou.
A Vila Cultural Barracão Tangará conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.