Seminário do Trabalhador acontece nesta quarta
O evento é gratuito e traz diferentes órgãos ligados ao trabalho para falar sobre direitos e deveres dos trabalhadores e sobre segurança do trabalho
Nesta quarta-feira (22), das 8h às 12h30, acontecerá no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) o Seminário do Trabalhador. O auditório fica na avenida Maringá, 2.400. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail rosangela.campiolo@saude.londrina.pr.gov.br
Os debates envolvem temas inerentes às relações dos trabalhadores com a empresa como saúde, segurança do trabalho e direitos do trabalhador. O objetivo é expandir os conhecimentos das pessoas a respeito de seus direitos e das competências dos diversos órgãos públicos ligados ao trabalho.
A atividade é voltada aos trabalhadores em geral, técnicos em segurança do trabalho, engenheiros do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho, e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente na segurança dos ambientes de trabalho e na vigilância em saúde do trabalhador.
De acordo com o coordenador da Cist, Ildo Ioris, a ação é importante, pois une diferentes entidades e segmentos. “Nós da Cist temos contato com várias dúvidas de trabalhadores. Desse modo o debate entre os segmentos ligados ao trabalho busca tirar as dúvidas para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador em seu próprio ambiente de trabalho. Para isso, a participação dos órgãos de saúde também será de grande importância.”
O curso é uma realização da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador, ligada ao Conselho Municipal de Saúde.
Sobre as palestras
Estarão presentes Cristiane Queiroz Barbeiro Lima, da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (Fundacentro) falando sobre as estatísticas da fundação a respeito de saúde mental no trabalho. Vitor Filgueiras, do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Campinas (Ceresp-Campinas) também falará sobre os limites do mercado de trabalho e a inserção social dos trabalhadores no mercado.
Além das duas palestras, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério da Previdência Social estarão com representantes para esclarecer sobre a ação de cada um desses órgãos. Será feito um pequeno debate em que os presentes poderão fazer perguntas aos palestrantes.




