De olho em vaga paralímpica, Igor Tofalini embarca para disputa da Copa Brasil
Disputas serão neste sábado (2) e domingo (3); atleta londrinense é integrante da Seleção Brasileira de Paracanoagem desde 2016
Neste sábado (2) e domingo (3), o paracanoísta bicampeão mundial Igor Tofalini disputa a Copa Brasil de Paracanoagem. A competição será realizada em Brasília, em um dos cartões postais da capital federal, o Lago Paranoá. Integrante da equipe Rema Londrina/Iate Clube de Londrina, Tofalini embarcou para o Distrito Federal nesta quinta-feira (29). O torneio é a seletiva nacional para quem sonha com a medalha paralímpica.
A Copa Brasil de Paracanoagem é o primeiro campeonato oficial de 2024. Os dois primeiros colocados de cada categoria garantem vaga para o Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado na Hungria, em maio. Pela classificação no Mundial, serão definidos os classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris.
A preparação de Igor Tofalini tem sido intensa. Integrante da Seleção Brasileira de Paracanoagem desde 2016, ele trabalha com foco na competição desde janeiro, quando iniciou o ciclo de treinamentos no litoral paulista, com supervisão da equipe nacional, comandada pelo técnico Thiago Pupo. Nesta semana, as atividades foram comandadas pelo técnico Gelson Souza, no Lago Igapó e Iate Clube de Londrina.
Igor Tofalini compete na prova de 200 metros, a bordo da embarcação do tipo VA’A e se enquadra na categoria VL2, para atletas com mobilidade em tronco e braços, mas sem mobilidade de membros inferiores. O recorde pessoal dele tem o tempo de 49s330.
O Peão da Águas, como é carinhosamente conhecido pelo público, é bicampeão mundial de paracanoagem, título conquistado em 2018 e 2022, tem três medalhas de ouro do Campeonato Pan-Americano e outros cinco títulos nacionais. Em 2018, o Comitê Paralímpico Brasileiro nomeou Igor Tofalini como o atleta do ano. No ano passado, o londrinense conquistou medalhas de prata no Campeonato Mundial e na Copa do Mundo.
Tofalini é um dos atletas que participaram de projetos contemplados pelo patrocínio da Prefeitura de Londrina, em várias edições do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Texto: N.Com, com informações da assessoria.