Cidade

Pesquisadora do MEC dará palestra em evento da Educação

Cefisa Maria Aguiar irá falar sobre os Conselhos Escolares no I Ciclo de Palestras dos Colegiados Escolares

Na próxima segunda-feira (24), às 19h, acontece o último dia do I Ciclo de Palestras dos Colegiados Escolares da Rede Municipal de Ensino de Londrina. O evento, que foi realizado durante três dias, recebe, em sua última noite, a consultora e pesquisadora do Ministério da Educação (MEC), Cefisa Maria Aguiar. A atividade será na Igreja Casa de Oração para Todos Povos, que fica na rua Caraíbas, 424, Vila Casoni.

O ciclo que é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina e o MEC, é gratuito e destinado aos servidores da educação e organizações envolvidas com o setor. Durante os dias 10 e 17 de novembro os participantes tiveram palestras sobre a atuação dos órgãos colegiados na gestão democrática das escolas.

Para finalizar, na segunda-feira, Cefisa ministra a palestra intitulada “O Conselho Escolar e sua participação nos processos pedagógicos da escola”. Cefisa vem de Fortaleza (Ceará) e é pedagoga, pesquisadora e mestre em Avaliação de Políticas Públicas. Uma de suas principais atividades é a de consultora do Plano Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do MEC.

Os órgãos colegiados e a gestão das escolas

Em Londrina, os órgãos colegiados envolvem as Associações de Pais e Mestres (APM) e os Conselhos Escolares. Porém, também podem ser compostos pelos Conselhos de Classe e Grêmios Estudantis. De acordo com a professora e gerente de Ensino Fundamental, Lucia Helena Funes, essas entidades devem ajudar a desenvolver uma gestão democrática, desde os recursos até a parte pedagógica das escolas.

 

“Os órgãos colegiados garantem que as decisões sejam tomadas por um coletivo que representa os diferentes grupos que compõem a unidade escolar. Eles são compostos por pais, funcionários, professores, supervisores e também os alunos maiores de 16 anos que façam parte da comunidade escolar”, ressaltou a professora.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos