Destaques

Kinoarte realiza Oficina de Roteiro de Animação Infantil a partir desta quarta (10)

As inscrições para o curso ainda estão abertas; atividade é parte de uma extensa programação de oficinas que serão conduzidas ao longo de 2024

Nesta quarta (10) e quinta-feira (11), a Kinoarte – Instituto de Cinema de Londrina realizará uma oficina inteiramente voltada ao campo da produção de roteiros para animação infantil. Quem ministrará os encontros será o roteirista João Henrique Souza, um dos idealizadores do projeto de animação infantil Mundo Bita. As aulas acontecerão das 19h às 21h, de forma on-line, via plataforma Zoom. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas por meio deste formulário.

Com carga horária de quatro horas, o curso faz parte das Oficinas Kinoarte 2024, cujo cronograma de atividades teve início em fevereiro e vai até maio. Ao todo, o programa terá quase 100 horas de conteúdos e poderá atender mais de 250 pessoas, com oito oficinas gratuitas.

Abordando os conhecimentos de roteirização aprendidos ao longo de 13 anos com o Mundo Bita, Souza mostrará como funcionam as suas rotinas de criação e os elementos que compõem seu processo criativo na escrita dos roteiros de animação infantil.

Segundo o roteirista, os participantes desenvolverão habilidades que vão possibilitar a compreensão do processo de confecção de um roteiro. Entre elas, estão o desenvolvimento de personagens, elementos sonoros, textuais e musicais, e a discussão sobre como um produto audiovisual tem o poder de conversar com diversas famílias. No curso, serão ensinados também os processos de criação de quatro tipos diferentes de roteiros: musicais, dramatúrgicos (séries animadas), shows e peças de teatro, em consonância com os trabalhos realizados pela produtora Mr. Plot, responsável pelo Mundo Bita.

Aos roteiristas iniciantes, Souza salienta a importância da leitura como via de conteúdo para que o criador possa florir em suas narrativas. Assim, a leitura de roteiros e narrativas, bem como o consumo de filmes e peças, serve como uma maneira de se profissionalizar na área e adquirir um olhar crítico.

Divulgação

Mundo Bita Jornalista, redator publicitário e diretor de criação para roteiros de comerciais, propagandas e jingles há mais de 20 anos, João Henrique Souza começou a roteirizar para o Mundo Bita devido à preocupação com a produção de conteúdos presentes no mercado infantil na época. Em 2011, iniciou a produtora Mr. Plot junto a Chaps Melo, Felipe Almeida e Enio Porto, sendo que todos compartilhavam o foco na paternidade como interesse comum para a criação do projeto. O propósito da iniciativa era realizar livros digitais-educativos que pudessem dialogar com a formação das crianças da época.

Dessa forma, o personagem Bita, e posteriormente todo o seu universo, surgiu dessa insatisfação, sendo criado com base nos desenhos de Chaps Melo, concebidos algum tempo antes para a sua filha.

A música é um dos elementos cruciais da rotina de produção do Mundo Bita. Por meio das composições de Chaps Melo, Souza transforma as canções em roteiros que são utilizados para a produção das animações.

“A música se destaca como fio-condutor, e realizar o clipe é interpretar imageticamente o que aquelas músicas transmitem e enriquecê-las também por meio do texto”, explicou o roteirista.

Souza destaca que outro elemento de grande relevância a ser levado em consideração para o sucesso e a fidelização do público são as próprias opiniões de sua audiência. “A gente tem uma relação muito rica e constante com o público. As pessoas mandam mensagens, escrevem e-mails e relatam muito as suas próprias necessidades. Tudo isso é combustível para a gente criar”, salientou.

Desde que foi criado, o canal já retratou, com diversão, musicalidade e leveza, diversas temáticas e assuntos relevantes para a formação das crianças. Contemplando temas como a preservação da natureza, inclusão social, sentimentos e emoções, igualdade de direitos e famílias, entre outros, desde que foi criado, o projeto já recebeu diversas premiações e mais de 18 bilhões de visualizações no Youtube.

A oficina de Roteiro para Animação Infantil é uma realização da Kinoarte com produção da Leste, e conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos