Destaques

Secretaria da Mulher faz parceria para ampliar visibilidade da “Feira Mãos Talentosas”

Secretaria da Mulher faz parceria para ampliar visibilidade da “Feira Mãos Talentosas”

Ação integra trabalhos de acompanhamento às associações de mulheres do município

 

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), por meio da Casa da Mulher, firmou parceria com o curso de marketing da Unopar para ampliar a visibilidade e identidade da “Feira Mãos Talentosas”, que comercializa produtos artesanais feitos por mulheres de associações comunitárias. A apresentação do projeto será na sexta-feira (28), às 14h, na Casa da Mulher (rua Maximo Peres Garcia, 340, Conjunto Vicente Palotti).

 

Segundo o professor da Unopar, Hugo Nascimento, todo o projeto foi desenvolvido junto aos alunos e dividido em etapas. “Primeiro, veio a identificação das necessidades da ‘Feira Mãos Talentosas’, onde observamos o funcionamento em geral: atendimento e disposição das barracas. Após a visita, elaboramos um diagnóstico mostrando que haveria a necessidade de se estabelecer uma identidade, principalmente visual, para o trabalho daquelas mulheres”.

 

Assim, foram desenvolvidos cartões de visita, logomarca, folhetos sobre a feira e material para identificação das barracas. “O trabalho dessas mulheres precisa primeiro ser mais notado, nosso objetivo é o de que elas sejam identificadas com a cultura da cidade, para que chamem atenção e sejam mais vistas”, explicou Nascimento, que acredita que esse trabalho tem o condão de melhorar a auto-estima dessas mulheres.

 

Mãos Talentosas

 

A “Feira Mãos Talentosas” surgiu do trabalho que as associações de mulheres cadastradas na SMPM desenvolvem em diversos bairros da cidade e que ensinam meios alternativos para geração de renda, como o artesanato. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) contribui para a realização da feira prestando auxílio na organização e concessão do espaço, bem como orientação, intermediação com outros artesãos e fiscalização. A próxima edição acontecerá de 1º a 13 de dezembro, das 9h às 18h, no Calçadão, na avenida Paraná.

 

Apoio às mulheres

 

Existem em Londrina nove associações (cadastradas) de mulheres que dão o apoio necessário para socialização, geração de renda e garantia de direitos às mulheres, muitas vítimas da depressão e outras de violência doméstica. Por conta disso o trabalho realizado nas associações visa oferecer toda uma estrutura de acolhimento a essas mulheres.

 

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e artesã na Associação de Mulheres Batalhadoras do Jardim Franciscato, Rosalina Batista, existem diversos casos de mulheres que encontram nas associações um novo modo de enxergar a vida.

 

“O trabalho que as associações fazem é importante, pois já tivemos mulheres internadas em hospitais psiquiátricos, por causa da depressão e que encontraram na associação o apoio necessário para superar as dificuldades. Essas mulheres acabam sendo formadoras de opinião incentivando outras”, ressaltou Rosalina. 

Foto: divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos