Questão racial é tema de mesa-redonda na região norte
Mostra Afro-Brasileira Palmares terá, nesta quarta-feira, a primeira mesa-redonda; evento é gratuito
“Um negro pós-graduado” é o tema da primeira mesa-redonda da 29ª Mostra Afro-Brasileira Palmares, que está sendo realizada no Centro Cultural da Região Norte, na avenida Saul Elkind, 790. Será nesta quarta-feira (3), às 15h, e vai contar com a presença do doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Londrina(UEL), Dejair Dionísio.
O objetivo dos organizadores é trazer para a Mostra a reflexão sobre a questão racial, em três mesas-redondas, que são gratuitas e abertas a todos os interessados. Todas serão realizadas no Centro Cultural, às 15h. A segunda foi antecipada para o dia 9 e vai contar com a presença do grafiteiro Carão. A última será no dia 12 e terá como convidada a pós-doutora e docente na área de Ciências Sociais, na UEL, Maria Nilza da Silva.
O presidente de honra do Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-brasileira e fundador da Mostra, o artista Agenor Evangelista, explicou que os organizadores resolveram promover as mesas-redondas para que a população tivesse a oportunidade de refletir sobre a questão racial, além de conhecer as obras dos participantes. “Teremos reflexões com a presença de negros que vieram da periferia e conquistaram o respeito das pessoas, sendo referência nas áreas em que atuam”, disse.
A Mostra
A 29ª Mostra Afro-Brasileira Palmares está aberta à visitação até o dia 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. São 38 obras dos artistas Agenor Evangelista, Carão, Diego Navarro, Edson Massuci, Frutuoso, Jajá Belluco, Marcelo Speçato e Faye. Entre as técnicas utilizadas há: acrílica sobre papel, spray sobre tela, fotografia de baixa saturação e alto contraste, papier rollé e óleo sobre tela.
A realização é da Mostra é do Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-brasileira e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Foto: Luiz Jacobs