Destaques

Cine Cequinha exibe filmes no Centro Cultural Kaingang e em Colégio no Assentamento Eli Vive

Projeto "Cine Cequinha Itinerante: Passeando por Londrina" começou em março e vai até novembro deste ano, com exibições de filmes nacionais em várias regiões da cidade

Neste sábado (27) e na próxima terça-feira (30), irão ocorrer, respectivamente, as sessões de filmes no Centro Cultural Kaingang – Wãre e no Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi, localizada no Assentamento Eli Vive. A temática tratada neste mês pelo projeto é Cinema Periférico e tem como proposta pensar o Cinema Brasileiro também sob essa perspectiva da periferia, enxergando a estética, cultura e território e suscitando discussões em torno das identidades, sujeitos, o que/quem está à margem e como e por quem estas vivências são contadas.

Dessa forma, os filmes selecionados pela curadoria do cineclube buscam dialogar com as necessidades e momentos em que ambas as comunidades estão vivenciando. No caso da sessão no Wãre, trazendo como referência o dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, os curtas-metragens escolhidos foram produzidos pelos próprios indígenas, membros da comunidade, trazendo-os como protagonistas, fotógrafos e diretores de suas próprias histórias, os documentários “Ẽg Rá – As marcas Kaingang” (2018), “Kahngág fág krẽgkrẽg – Gravidez Kaingang” (2018) e “Ẽg Tỹ Ẽg Ga Kunũnh Sõr Vẽ – Retomando a nossa terra” (2018) e a animação “Ga vī: a voz do barro” (2021).

Já na sessão preparada para os estudantes do Colégio no Assentamento Eli Vive a curadoria foi pensada a partir da luta pela terra, conectando o projeto às atividades do Abril Vermelho, mês em que se rememora o Dia Internacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária (17 de abril), os filmes escolhidos foram “Campo em Alerta” (2024), “Lutar, construir reforma agrária popular” (2014) e “MST: 40 anos de luta pela terra” (2024)

Ambas as sessões são voltadas ao público interno das comunidades, e o coletivo, assim, busca contribuir com o fortalecimento desses espaços tão importantes à Londrina, Centro Cultural Kaingang – Wãre e Assentamento Eli Vive.

O Cine Cequinha atua de forma independente, com sessões gratuitas de cinema & prosa, na cidade há mais de 10 anos. Inicialmente com sessões dentro do campus da Universidade Estadual de Londrina, atualmente o cineclube é composto por 6 mulheres e mantém atividades de forma itinerante, em parceria com vilas e espaços culturais, coletivos, associações, entre outros locais.

Foto: Divulgação

As exibições do projeto “Cine Cequinha Itinerante: Passeando por Londrina”, que conta com patrocínio da Lei Paulo Gustavo através da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, são realizadas quinzenalmente às quintas-feiras (exceto neste mês de abril), passando por espaços parceiros (Espaço Nave, Assentamento Eli Vive, Ware, Alma Brasil, Grafatório e Ciranda da Cultura), além de sessões em praças e espaços públicos de várias regiões da cidade (Lago Norte, Lagoa Dourada “Zerinho”, Praça Serra das Laranjeiras, Praça Acquaville).

O objetivo é expandir e democratizar o acesso às produções cinematográficas nacionais e regionais e oportunizar o contato do público com filmes que estão fora do circuito comercial de exibição, trabalhando a formação de público e fruição artística através da promoção de sessões abertas e gratuitas seguidas de debates.

O ciclo de sessões vai até novembro, passando por temáticas que resgatam a memória do que já passou pelo Cine Cequinha, como forma de comemorar os 10 anos de coletivo. São elas: Cinema Negro, Cinema Periférico, Mulheres no Cinema Nacional, Documentários, LGBTQIAP+ no Cinema, Bem-Vindo ao Meu Delírio, Animações e Produções de Londrina e Região.

Para ficar por dentro da programação do projeto siga o Cine Cequinha no Instagram @cinecequinha e participe do grupo informativo no WhatsApp, clicando no link da bio.

 

Serviço:

Exibição Centro Cultural Kaingang – Wãre

Data: 27/04/2024 (sábado)

Horário: 18h

Endereço: Arpoador, Londrina – PR, 86039-650

Entrada Gratuita

 

Filmes:

Ẽg Rá – As marcas Kaingang

Ano: 2018

Direção: Cleber Kronun de Almeida

Duração: 12 minutos

Kahngág fág krẽgkrẽg – Gravidez Kaingang

Ano: 2018

Direção: Débora Eulália Nénhprág Atanasio da Silva

Duração: 20 minutos

Ẽg Tỹ Ẽg Ga Kunũnh Sõr Vẽ – Retomando a nossa terra

Direção: Armando Kóvg Prág Zacarias

Duração: 33 minutos

Ga vī: a voz do barro

Ano: 2021

Direção: Cleber Kronun de Almeida

Duração: 11 minutos

 

Exibição Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi

Data: 30/04/2024 (terça-feira)

Horário: a partir das 8h

Endereço: Assentamento Eli Vive – Dist, Londrina – PR, 86123-000

Entrada Gratuita

 

Filmes:

Campo em Alerta

Ano: 2024

Direção: Paula Bianchi

Duração: 8 minutos

Lutar, construir reforma agrária popular

Ano: 2014

Direção: Brigada de Audiovisual Eduardo Coutinho

Duração: 29 minutos

40 anos de Movimento Sem Terra

Direção: MST

Duração: 2 minutos

Texto: Assessoria de Imprensa Cine Cequinha

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos