“Dia D”: Município intensifica combate à dengue

Mobilização vai orientar a população no Calçadão; trabalhos contra a proliferação da doença seguem sendo realizados em toda a cidade
Amanhã (6), a partir das 9h, o Calçadão de Londrina receberá atividades de conscientização do “Dia D”, data de mobilização nacional contra a dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Endemias e com apoio de entidades locais, formará um grande mutirão no local para divulgar e informar a população e os comerciantes locais sobre os cuidados básicos necessários para evitar e eliminar os criadouros do vetor.
A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Mara Alice Zanetti, disse que em dezembro o município está reforçando as ações estratégicas e trabalhos de orientação e combate ao mosquito Aedes Aegypti. No dia 1º teve início a “Semana do Dia D”, que vai até amanhã tendo realizado em sua programação diversas atividades informativas sobre a dengue em parcerias com Escolas Municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
No Calçadão, a população será alertada sobre a importância da prevenção para evitar a propagação da doença por meio de informativos, cartazes, manifestações e intervenções culturais. Os trabalhos de limpeza e remoção de criadouros do mosquito da dengue continuarão sendo realizados durante todo o mês pelos agentes das equipes de endemias em todas as regiões da cidade.
Reunião
Representantes do Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue se reuniram hoje (5), na 17ª Regional de Saúde de Londrina, para avaliação e acompanhamento dos trabalhos do programa VigiaSUS, que fortalece e qualifica as ações de vigilância em saúde no Paraná, entre elas o combate à dengue. Ao todo, 21 municípios integram o programa.
Segundo Mara Alice Zanetti, o encontro serviu para avaliar os indicadores municipais estabelecidos em Londrina e fazer o acompanhamento devido das metas. “Estamos em dia com os compromissos e as metas propostas, devemos acompanhar com cuidado este cumprimento e verificar as dificuldades e os fatores em que precisamos melhorar”, disse.
Fotos: Luiz Jacobs e Vivian Honorato




